Categorias
BRASIL

Provão Paulista preencherá 15 mil vagas em universidades públicas de SP; veja como será



O Provão Paulista, avaliação do Governo de SP que garante vagas em universidades públicas, acontecerá entre os dias 28 de novembro e 1° de dezembro, disponibilizando cerca de 15 mil vagas para 2024. A avaliação é realizada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).



Serão preenchidas 1.500 vagas na Universidade de São Paulo (USP), 934 na Universidade Estadual Paulista (Unesp), 325 na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 2.620 na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e 10.000 nas Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatec).



Podem participar do Provão Paulista Seriado os alunos matriculados nas três séries do Ensino Médio regular nas redes públicas do Estado de São Paulo e em todo o país.



Os resultados das provas são cumulativos. Ou seja, quem está em 2023 na 1ª série do Ensino Médio fará provas em 2024 e 2025 e todos os resultados serão contabilizados para que esse estudante seja aprovado, ou não, em uma das universidades do Estado.



Como participar

De acordo com o governo estadual, cerca de 1,1 milhão de estudantes das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio matriculados nas escolas estaduais de São Paulo já estão automaticamente inscritos no Provão Paulista e só precisam comparecer à escola no dia da avaliação. Alunos das escolas técnicas estaduais (Etec) do Centro Paula Souza também já estão automaticamente inscritos nas provas, que serão aplicadas nas escolas de origem.

O Provão Paulista Seriado não exclui a possibilidade de os estudantes interessados também participarem das seleções das quatro universidades, como a Fuvest, e das Fatecs.

A partir do dia 1º de novembro, os alunos da rede pública estadual e todos os demais inscritos terão à disposição uma página para escolher entre as opções de curso e unidade de interesse.

Prova

Para alunos da 3ª série do Ensino Médio, as provas acontecem nos dias 28 e 29 de novembro, pela manhã. No primeiro dia de prova, serão aplicados os exames de linguagens e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia, serão aplicadas as avaliações de matemática e suas tecnologias e ciências humanas e sociais e suas tecnologias. A redação também será aplicada no segundo dia de Provão;

As provas da 2ª série do Ensino Médio acontecem nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no turno matutino. A ordem das provas por áreas de conhecimento será a mesma. As provas da 1ª série do Ensino Médio estão marcadas também para os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no período vespertino. Linguagens e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias estarão na prova do dia 30 e matemática e suas tecnologias e ciências humanas e sociais e suas tecnologias na prova do dia 1º.

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia: