Categorias
BRASIL

Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória a partir de janeiro de 2022



A prova de vida do INSS não foi obrigatória durante o ano de 2021 por conta das consequências da pandemia. No entanto, a partir de janeiro de 2022, o procedimento voltará a ser exigido pelo Instituto Nacional do Seguro Social.



Com a suspensão da obrigatoriedade este ano, cerca de 3,3 milhões de aposentados ainda não fizeram a prova de vida e correm o risco de ter seus benefícios cancelados.



O prazo para realizar o procedimento varia conforme o mês em que o recadastramento deveria ter sido feito em 2020 – confira o calendário mais abaixo. A não realização do cadastramento não implica em cancelamento imediato do benefício, antes disso há outras duas etapas: bloqueio e suspensão do pagamento



Ao vencer o prazo, pela regra, o INSS ainda realiza o pagamento por mais dois meses, porém sem a prova, os valores estarão bloqueados. Caso a prova de vida não seja realizada em um período de até seis meses, o benefício será automaticamente cancelado.



Segurados que já tiverem seus benefícios bloqueados e suspensos podem reativá-los diretamente no banco. Benefícios cancelados também podem ser reativados. Nesse caso, o segurado terá que ligar para a central 135 e agendar o serviço de reativação de benefício. Esse procedimento também pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS. Após acessar o Meu INSS com o número do CPF e a senha cadastrada, busque por Reativar Benefício, na lupa.

Como fazer a prova de vida

Existem três formas de realização da prova de vida: em uma agência do INSS, na instituição bancária na qual o aposentado recebe seu pagamento ou através do aplicativo “Meu INSS”. No caso do beneficiário que desejar realizar a prova através do aplicativo, será necessário que o usuário tenha a biometria facial cadastrada no sistema do INSS.

Calendário da prova de vida do INSS

  • Quem teve o vencimento da prova de vida de junho de 2021 a novembro 2022 deverá realizar até janeiro de 2022
  • Vencimento entre julho e agosto de 2021: devem realizar em fevereiro de 2022
  • Vencimento entre setembro e outubro de 2021: devem realizar a prova de vida até março de 2022
  • Vencimento entre novembro e dezembro de 2021: devem realizar-se até abril de 2022

Siga nossa página no Google News e receba mais notícias sobre o INSS e outros benefícios sociais

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: