Categorias
BRASIL

Prouni 2023: inscrição pode ser feita a partir desta terça; veja como


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!

A inscrição para a primeira seleção do Prouni 2023 (Programa Universidade para Todos) poderá ser realizada entre esta terça (28) e sexta-feira (3). Serão ofertadas 288.112 bolsas, das quais, 209.758 integrais e 78.354 parciais. O resultado da primeira chamada está previsto para 7 de março.


O Prouni é um programa de acesso ao ensino superior que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior para aqueles que nunca concluíram um curso de graduação.

Todas as informações sobre as vagas disponíveis foram publicadas pelo MEC (Ministério da Educação) para que os interessados em disputar uma bolsa possam consultar, com antecedência, as opções ofertadas para todo o país. Segundo o ministério, são 14.346 cursos de graduação de 995 instituições privadas de ensino superior em todos os estados e no Distrito Federal. 


A consulta está disponível na página do Prouni, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A busca pode ser realizada por tipo de bolsa (integral e parcial), modalidade (presencial e a distância), curso, turno, instituição e localidade do campus. Os estados com maior número de bolsas ofertadas são São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.


Quem fez as provas de 2022 ou de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode participar do Prouni – considera-se a edição em que o estudante tiver obtido a melhor média de notas. É necessário atingir, no mínimo, 450 pontos na média das notas e ter nota acima de zero na redação. Outra exigência é não ter participado do Enem na condição de treineiro.

Para obter uma bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio; e para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa da família.

Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram

Compartilhe essa notícia: