A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de Mogi das Cruzes realizou, na última quarta-feira (13), a primeira atividade Pé na Trilha, que aconteceu no Parque Natural Municipal Chiquinho Veríssimo, com um grupo de estudantes de um colégio particular da cidade.
A estrutura de trabalho desenvolvida pelos técnicos da secretaria tem como objetivo incentivar o protagonismo juvenil, designando tarefas de observação na Serra do Itapeti, um patrimônio natural da cidade.
A atividade foi acompanhada pelo diretor Eliseu Piacentin e a educadora ambiental Carla Panzeri, ao lado de um grupo de técnicos da pasta. De acordo com Carla, a proposta do Pé na Trilha é possibilitar a convivência dos jovens que estão nos anos finais do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio com a natureza.
Segundo a administração municipal, as ações práticas não são guiadas pelos técnicos da Secretaria do Verde, mas planejadas e acompanhadas, estimulando a participação dos jovens.
“O objetivo é que os próprios adolescentes tenham autonomia, desempenhando tarefas e ações propostas no início da atividade, sempre relacionadas à observação e preservação do meio ambiente”, explica Carla. Os estudantes fotografam árvores e espécies que não conhecem, observam o ecossistema, manipulam bússolas e se orientam nos trajetos pré-estabelecidos. Segundo Eliseu, o resultado foi muito positivo: “A atividade foi um sucesso, os jovens gostaram muito e a secretaria abrirá agendamentos para novas turmas”, disse.
O agendamento é feito pelos técnicos da pasta, a partir de uma análise de demanda e da disponibilidade de horários. O contato pode ser feito pelo telefone 4798-5959 ou pelo e-mail svma@mogidascruzes.sp.gov.br.
Clique aqui e confira mais notícias de Mogi das Cruzes