O projeto ‘Nos Mananciais da Mata Atlântica’, iniciativa desenvolvida pelo Museu da Energia de Salesópolis, vem promovendo reciclagem e educação ambiental em escolas do município, com a ação educativa ‘Aprendendo a Reciclar’. Além disso, entrará em exibição a exposição ‘As Curvas do Tietê’.
A campanha educacional é destinada a alunos do 1º ao 5º ano, e tem como intuito mostrar que reciclagem não é apenas um processo de limpeza, mas uma forma de cuidar do futuro. Com o apoio da Cooperativa de Recicladores (COOPERARES), o projeto busca impactar diretamente cerca de mil alunos, inspirando-os a se tornarem agentes de transformação em prol de um futuro mais sustentável e consciente.
A ação também visa implementar programas de reciclagem nas escolas, promovendo um ambiente mais limpo e sustentável para a comunidade escolar. As atividades planejadas tem como temas a importância da reciclagem, a preservação da Mata Atlântica e os impactos das atividades humanas no meio ambiente.
“Ao valorizar o trabalho dos recicladores locais, o projeto também constrói uma rede de apoio social e econômico, envolvendo a comunidade em uma causa essencial e coletiva”, disse Simone Villegas, coordenadora do Museu da Energia de Salesópolis.
Além disso, em 2025, o espaço externo do Museu da Energia receberá a exposição ‘As Curvas do Tietê’, que trará um panorama sobre o Rio Tietê, abordando sua história, trajetória, relevância ambiental, social e econômica, além de explorar a conexão afetiva do rio com a comunidade. No espaço interno, temas como rios voadores, água virtual, lençol freático e os impactos das mudanças climáticas serão apresentados de maneira educativa e interativa.
Mais informações podem ser obtidas em contato pelo telefone/whatsApp (11) 99115-0020 ou pelo e-mail salesopolis@museudaenergia.org.br. Empresas e pessoas engajadas podem contribuir com o projeto por meio do link.