Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
O projeto GURI, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, está recebendo inscrições para os cursos gratuitos de música. Ao todo, são mais de 100 mil vagas distribuídas em 500 polos de ensino espalhados pela capital, região metropolitana, interior e litoral do estado.
São oferecidos cursos regulares de iniciação musical (de 6 a 9 anos) e curso sequencial (de 10 a 18 anos), que ensina a cantar ou a tocar um instrumento de forma fundamentada e consistente. Nesta modalidade, os alunos podem optar por uma dentre as diversas opções de instrumento, a depender da oferta de cada polo de ensino. Para participar não é preciso ter conhecimento musical e nem ter o instrumento em casa.
Maiores de 18 anos interessados em aprender música também podem se matricular nos cursos de Iniciação Musical para Adultos e nos cursos modulares de caráter intergeracional.
São diversas disciplinas musicais e as opções variam de acordo com cada polo de ensino. Em instrumentos, há cursos de violão, bateria, guitarra, contrabaixo elétrico, acordeão, cavaquinho, bandolim, viola caipira, violão de 7 cordas e muito mais, como piano, teclado e percussão.
Há também cursos dos instrumentos que compõem uma orquestra, como violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, clarinete, saxofone, oboé, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio, percussão, entre outros.
Fora as tradicionais aulas de instrumento, o GURI também oferece aulas de canto coral e teoria musical, além da organização das práticas de conjunto de acordo com cada tipo de instrumento.
“No GURI, educadores e educadoras de música trabalham em sintonia com assistentes sociais. Compreender e orientar os estudantes e suas famílias a serem mais cientes de seus direitos e deveres, considerando as realidades socioeconômicas das comunidades onde o programa está presente, ajuda e dá fluidez ao trabalho. É educação musical de qualidade, apoiada por um serviço de atendimento social proporcionando oportunidade real de crescimento cultural e formação de pessoas”, disse o Diretor Artístico-Pedagógico da Santa Marcelina Cultura, Paulo Zuben.
Inscrição
As aulas começam no dia 10 de fevereiro, mas as inscrições podem ser feitas até 14 de março, presencialmente, no polo e ensino que deseja estudar, munido com os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG (original e cópia), comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar, RG do responsável (original e cópia), uma foto 3×4 recente e comprovante de endereço.
A lista completa dos cursos e endereços dos polos está disponível no site souguri.art.br.