Projeto da APAE Mogi levará atividades gratuitas a 80 deficientes intelectuais

CIDADE
Visando a inclusão da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla por meio do esporte, a APAE de Mogi das Cruzes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) está lançando, em parceria com a NGK do Brasil e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca-SP), o projeto ‘Vencendo as Diferenças’, que beneficiará 80 crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, com deficiência, que sejam ou não alunos da APAE Mogi.

No projeto serão desenvolvidas as oficinas de futebol de salão, tênis de mesa, ginástica solo, capoeira e jogos recreativos. As aulas ocorrerão durante a semana, nos períodos da manhã e tarde.

“O esporte é um meio muito importante para a inclusão de pessoas com deficiência. Além disso, a realização de atividades físicas traz inúmeros benefícios para a saúde e fortalece o aspecto psicológico da criança e do adolescente, promovendo a interação e socialização, trabalhando o indivíduo como um todo, desde o aspecto motor até o intelectual”, afirmou a diretora pedagógica da APAE de Mogi das Cruzes, Ana Paula Nogaroto.

O responsável pela gestão de projetos, Jorge Alberto Ferreira Santos, comentou sobre os benefícios do “Vencendo as Diferenças” para as crianças e adolescentes que participarão das oficinas. “Apresenta benefícios, tanto na esfera física quanto psíquica, promovendo e articulando ações de defesa de direitos, complementando e assegurando espaços de referência para o convívio grupal e social por meio do esporte. Além disso, será possível detectar necessidades e motivações, habilidades e talentos, para o alcance de autonomia e protagonismo social”, diz Jorge Alberto.

As inscrições estão abertas e poderão ser realizadas até 15 de outubro na secretaria da APAE de Mogi das Cruzes, que fica na Rua Carmem Moura Santos, 134, no Centro. O interessado poderá participar de mais de uma oficina, desde que o horário seja compatível. O aluno tem de apresentar atestado médico que comprove a aptidão para a prática esportiva.

As oficinas estão programadas para começar em outubro e devem ter duração de um ano.Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 4728-4999.

Habilidades que serão desenvolvidas por meio das oficinas:

  • Futebol de salão – Melhorias nas condições físicas, equilíbrio dinâmico ou estático, força muscular, coordenação motora, resistência física, estimulação psicofisiomotora e melhoria na qualidade de vida;
  • Tênis de mesa – Ganho de velocidade, aprimoramento da coordenação motora global e ritmo, melhora no equilíbrio estático e dinâmico e melhora na qualidade de vida;
  • Ginástica artística de solo – Melhorar as condições físicas e de agilidade, equilíbrio dinâmico ou estático, coordenação motora, dissociação de cinturas, resistência física e melhoria na qualidade de vida;
  • Capoeira – Aumentar a resistência cardiorrespiratória, a força, a resistência muscular, flexibilidade, ganho de velocidade, aprimoramento da coordenação motora global e ritmo e melhoria na qualidade de vida;
  • Jogos recreativos – Melhoria na qualidade de vida, trabalho em equipe, autonomia das pessoas com deficiência e desenvolvimento do cognitivo.

Entre em nossos Grupos de WhatsApp e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *