Categorias
CULTURA

Programação cultural do Sesi Mogi para novembro tem música, teatro, cinema e outras atividades


Ao longo do mês de novembro, a programação cultural do Teatro SESI, em Mogi das Cruzes, terá apresentações musicais, teatro, exibições de filmes, oficinas, atividade de literatura e exposição.

O destaque fica por conta da 32ª edição do festival Ecocine, que traz a exibição de curtas-metragens sobre a preservação ambiental. A atividade será realizada nesta terça-feira (5), a partir das 14h. Os ingressos para todas as atrações podem ser reservados pelo site Meu SESI.



Na ocasião, o público poderá conferir os filmes: ‘Bo e o lixo’, ‘De onde você é?’, ‘A Lenda dos Cavaleiros da Água’, ‘A Espera’ e ‘Seja forte e cale-se’.


O Ecocine foi o primeiro festival a ser criado no Brasil voltado à questão da preservação ambiental e há 32 anos ajuda a expandir os conhecimentos a respeito do meio ambiente, incluindo não só noções de direitos humanos, mas também o DESCA – Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais da ONU.

Confira a seguir os detalhes da programação de novembro do Teatro Sesi Mogi das Cruzes:

Ecocine – Sessão 4

  • Dia 5 de novembro| Terça-feira, às 14h

Bo e o lixo | Bo and Trash

O planeta está sufocado com lixo, que se transforma em uma força viva. O cachorro Bo, um corajoso químico, inventa uma solução mágica, mas arrisca sua vida.

Espanha, 2022, exibição digital, colorido. Animação, 11:24 min / Direção: Tatiana Skorlupkina

De onde você é? | Where are you from?

Uma viagem envolvente, transmitindo a urgência de enfrentar os desastres ambientais e as suas consequências através do realismo e da fantasia.

Leia também:  'Moana 2' estreia no Cinemark do Mogi Shopping; veja mais filmes em cartaz

Uruguai, 2023, exibição digital, colorido, legendado em português. Animação, 02:31 min. / Direção: Juan Cristiani.

A Lenda dos Cavaleiros da Água

Violeta e sua filha Margarida vivem isoladas em um sítio assolado pela seca e tem suas vidas transformadas com a chegada de três misteriosos cavaleiros caçadores de nuvens.

Brasil, 2024, exibição digital, colorido. Drama, 23:10 min. / Direção: Helen Quintans

The Waiting | A espera

Karen vive na Costa Rica para observar sapos. Quando ela sai por um curto período, os sapos desaparecem. E ela encontra uma verdade horrível.

Alemanha, 2023, exibição digital, colorido, legendado em português. Animação, documentário, 15 min. / Direção: Voker Schlecht

Seja forte e cale-se | Sois Forte Et Tais Tois

França, 2024, exibição digital, colorido, legendado em português. Os pais tentam preparar a filha de 6 anos para o futuro. Ficção, 2:18 min./ Direção: Anne Loriot

Teatro

Chão de Pequenos

  • Dias 8 e 9 de novembro| Sexta-feira e sábado, às 19h30

Um queria ser piloto de corrida. O outro gostava de ouvir a quietude. Vieram da terra onde, afirmam alguns, as crianças já nascem mortas ou envelhecem ainda meninos. Da rua. Texto, movimento, paisagens sonoras numa fábula que se pergunta sobre amizade, adoção, abandono. E os desabandonos.

Entre a infância e a adolescência, marcados pela orfandade e o abandono da própria família. Dos orfanatos às ruas das grandes cidades, a fábula dos garotos revela a importância da empatia, do diálogo e do afeto nos dias de hoje, numa sociedade marcada pela intolerância e pelo preconceito.

Oficina

Criação em teatro físico

  • Dia 9 de novembro| Sábado, às 14h
Leia também:  Confira a programação cultural de dezembro do Teatro Sesi Mogi das Cruzes

A oficina investigará ferramentas de criação do teatro físico e da dança-teatro utilizadas no processo de criação doespetáculo “Chão de Pequenos”, da Companhia Negra de Teatro.

Literatura

África é logo aqui

  • Dia 21 de novembro| Quinta-feira, às 19h30

Cleyton Mendes é poeta, escritor, performer e autor do livro África é Logo Aqui. Nessa apresentação cheia de ritmo, poesia e curiosidades culturais, ele compartilha com o público suas vivências, experiências e aprendizados que obteve em Moçambique, África.

Música

Duo Violão Brasileiro

  • Dia, 22 de novembro|Sexta-feira, às 20h

Assim como o sotaque falado, cada instrumento tem uma forma autêntica de ser tocado, dependendo da região onde se desenvolveu. Dentre esses vários estilos ou sotaques, João Pellegrini e Matheus Caitano encontraram o violão solista do Choro. O Violão e o Choro são simbióticos, já que ambos são protagonistas do berço da música popular brasileira.

O repertório aqui apresentado como solista é quase nada divulgado e tocado. O duo Violão Brasileiro quer também mostrar que o violão Chorão é balançado, jocoso, lírico, sofrido, nostálgico, tenso. Complexo para quem toca, simples para quem ouve e se diverte.

Duo Ricardo Herz e Vanille Goovaerts

  • Dia 23 de novembro| Sábado, às 20h

Duo composto pela francesa Vanille Goovaerts (violino, rabeca e voz) e pelo brasileiro Ricardo Herz (violino e rabeca). Neste espetáculo os dois tocam um repertório que vai de composições próprias à clássicos do choro, valsa francesa, forrós, xote e muito mais, alternando entre violinos, rabecas e canto.

Leia também:  Último ‘Samba no Parque’ de 2024 ocorre neste domingo no Max Feffer, em Suzano

Trio Ziriguidum

  • Dia 24 de novembro | Domingo, às 16h

Um passeio pela MPB com arranjos revisitados, inusitados e cheios de suingue. O repertório foi pensado a partir do desejo de executar músicas com leveza, prazer e nostalgia. Para montá-lo foram lembradas as músicas que mais tocaram a adolescência das artistas e que até hoje despertam os mais diversos sentimentos ao tocar e cantar.

O trio composto por Daiane, Isabel e Iara surgiu como um refúgio musical onde juntas usam livremente as ferramentas que adquiriram como artistas de palco. Elas constroem os arranjos de maneira natural e colaborativa, com escuta e entrega. As três são educadoras musicais e contadoras de histórias, levando o pensamento artístico para crianças e famílias há anos.

Exposição

Exposição Catavento Itinerante

  • Até 2 de março de 2025| De terça a sábado, das 10h às 16h|Entrada Gratuita|Agendamento para grupos e escolas: (11) 95944-2669

A exposição do Museu Catavento conta com uma área de 230 m² e é distribuída em 22 módulos expositivos, leva os visitantes a uma jornada pela história do universo, desde a formação da Terra até as inovações tecnológicas da humanidade. Cada módulo é projetado para oferecer uma experiência única e interativa, que explora conceitos como dilatação térmica, pressão e energia elétrica, demonstração de como água e óleo não se misturam e a interação com um gerador de Van de Graaff para experimentar alta tensão eletrostática.

O SESI está localizado na rua Valmet, 171, no distrito de Braz Cubas, em Mogi das Cruzes.

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Compartilhe essa notícia: