Categorias
MOGI DAS CRUZES

Prefeitura de Mogi lança programa que promete criar 10 mil empregos em dois anos



“Proporcionar a geração de 10 mil novas oportunidades de trabalho nos próximos dois anos” é o objetivo do Desenvolve Mogi, que será lançado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes nesta segunda-feira (24), às 18h30, no auditório do prédio sede.



O programa, que, segundo a Prefeitura, conta com a colaboração dos principais atores do setor produtivo, da formação e do incentivo ao empreendedorismo, pretende reforçar o desenvolvimento econômico e social por meio da adequação das empresas à atual realidade tecnológica e da requalificação da mão de obra para atendimento às novas demandas. Entre os principais parceiros, estão a regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) no Alto Tietê, indústrias da cidade, Senai, Sebrae, agências de emprego, Associação Comercial, Sincomércio, Banco do Povo Paulista e Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia (CMIT).



Na opinião do prefeito Marcus Melo (PSDB), as novas demandas do mercado e as modernas tecnologias impõem ao setor privado e poder público o desafio da atualização constante para atender a consumidores cada vez mais exigentes. “Por isso, empresas com processos e tecnologias atualizados e trabalhadores melhor qualificados também são uma necessidade crescente”, acrescentou ele, completando em seguida: “o Desenvolve Mogi é a nossa ferramenta para que tenhamos trabalhadores melhor qualificados. Trata-se de um amplo programa voltado para a qualificação e valorização do capital humano na nossa cidade”.



O Desenvolve Mogi vem com o objetivo de unificar as oportunidades de trabalho no Alto Tietê, envolvendo os segmentos de indústria, comércio, serviços e agronegócio. “Entendendo suas necessidades e requalificando nossa mão de obra para melhor atendê-los”, diz o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Social da Prefeitura, Cláudio Costa.



O público-alvo do programa são estudantes, desempregados em busca de trabalho e de qualificação, pessoas que querem empreender, portadores de deficiência que procuram de oportunidades e empregados que querem crescer na profissão.

Qualificação profissional

Outra proposta é qualificar cerca de 40 mil pessoas em programas de formação técnica, universitária e para o empreendedorismo, de forma que os trabalhadores estejam prontos para as oportunidades que surgirão.

Quanto ao investimento para isso, a ideia da Prefeitura de Mogi é fomentar novos investimentos de grupos econômicos. “Gerar oportunidades de trabalho na cidade é uma busca constante, mas não queremos apenas números. O objetivo é que Mogi das Cruzes gere os melhores empregos, e conseguiremos isso qualificando o trabalhador”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Clodoaldo de Moraes.

Eventos do Desenvolve Mogi

De acordo com a Prefeitura, o programa contará com alguns eventos que serão realizados com o objetivo de trazer conhecimentos e facilitar a inclusão dos interessados em participarem do Desenvolve Mogi.

  • Jornada Empreendedora: será um encontro de profissionais com vontade de empreender. Os temas serão relativos ao empreendedorismo e casos de sucesso. No evento, haverá o lançamento do Programa de Desenvolvimento Local (PDL) e Programa “Contrata +1”, do Sebrae.
  • Fórum de Trabalho e Renda: tem a expectativa de atrair mais de 10 mil pessoas em busca de oportunidades de trabalho, incluindo estudantes. Serão oferecidos vagas para início imediato e cadastramento de currículos dentro do programa “Desenvolve Mogi”.
  • Programa de Formação: apresentação do programa de treinamento técnico e comportamental a ser oferecido aos munícipes, resultante de um trabalho em conjunto com os profissionais do segmento de educação.
  • Desenvolve Mogi Digital: ferramentas disponíveis aos munícipes para cadastramento de currículos e inscrição para os programas de treinamento oferecidos, bem como informações das vagas disponíveis nas empresas.
  • Fórum de Capital Humano: encontro de lideres e profissionais de Recursos Humanos com várias palestras e casos de sucesso na área de Capital Humano.
  • Fórum de Empreendedorismo: encontro de profissionais com vontade de empreender, sobre temas relativos ao empreendedorismo e segmentados em Turismo, Cultura, Agronegócio e Desenvolvimento Sustentável, entre outros.
  • Fórum de Inovação: encontro de profissionais ligados à área de inovação tecnológica, debatendo sobre temas de interesse comum e casos de sucesso
  • Fórum Econômico: encontro de líderes e CEOs para debater temas de caráter socioeconômico que impactam o dia a dia das empresas, com palestra de profissionais renomados.
Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP

Uma resposta em “Prefeitura de Mogi lança programa que promete criar 10 mil empregos em dois anos”

Sobre a criação de novos empregos para a cidade é ótimo, poderia trazer para o Senai de Mogi mais cursos por exemplo marcenaria e carpintaria, temos algumas fabricas de móveis projetados ,e nao tem muita mão de obra especializada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *