Categorias
ALTO TIETÊ

Programa da Prefeitura de Guararema realiza castração gratuita de animais



Moradores de Guararema que precisam castrar cães e gatos podem contar com o programa ‘Bora ser Feliz’, da Prefeitura Municipal, que realiza o procedimento de forma gratuita.



De acordo com a administração municipal, os interessados não precisam necessariamente ser tutores dos animais, já que a cirurgia também pode ser realizada nos pets comunitários dos bairros.



“A castração traz inúmeros benefícios, como a redução de doenças, a prevenção de tumores e câncer, mais tempo e qualidade de vida aos animais e auxilia na diminuição da superpopulação de pets”, explica o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Guararema, Leandro de Leon.



Para realizar o agendamento da castração, o interessado deve acessar o site oficial da campanha e clicar na aba “Castração”, onde há um formulário de cadastro em que são solicitadas informações básicas de contato e também um comprovante de endereço e documento com foto.



Os interessados devem ler e concordar com os termos de responsabilidade que constam no site, e na sequência, aguardar o contato da equipe do Centro de Manejo de Populações Animais (Cemapa), que agendará um dia para a palestra obrigatória sobre “Posse responsável de animais domésticos e das orientações e cuidados pré e pós-cirúrgicos”.

Após esta etapa será feito o agendamento da castração. No dia marcado, será preciso levar o pet no polo do Bora Ser Feliz, que fica na Estrada Romeu Tanganeli, 605, bairro Capoeirinha, na data e hora combinados.

No dia da cirurgia o pet deve estar em jejum de 12 horas e os cães precisam tomar um banho um ou dois dias antes e devem ter os pelos tosados. Além disso, por segurança, animais com presença de pulgas e carrapatos não serão castrados, assim como as cadelas que estiverem no cio. Para os cachorros, os responsáveis deverão esperar no local até o término do procedimento.

Também devem ser respeitados os cuidados depois da castração, como providenciar um local limpo para que o animal fique, onde não precise fazer esforço. E em caso de necessidade, oferecer colar ou roupa cirúrgica.

Adoção

O programa Bora Ser Feliz, da Prefeitura de Guararema por meio da Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Serviços Públicos, também promove a adoção gratuita que reúne todos os animais do Canil Municipal.

No site boraserfeliz.guararema.sp.gov.br é possível visualizar fotos e descrição de todos eles. E quem tiver interesse em adotar, depois de preencher a ficha cadastral, receberá um contato do Cemapa para agendar uma visita presencial no canil, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

No dia da visita, será preciso levar a cópia dos seguintes documentos: RG; CPF; comprovante de endereço (não necessariamente precisa ser de Guararema). Depois de interagir com o animal e confirmar o interesse em adotá-lo, será preciso assinar o Termo de Responsabilidade afirmando que se responsabiliza pelo pet.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: