A rede estadual de ensino do Alto Tietê, que abrange as regionais de Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano, conta atualmente com 7.281 professores em sala de aula. De acordo com informações da Secretaria Estadual de São Paulo, desse total, 5.128 são mulheres, o que representa 70,2% do quadro docente.
Muitas dessas educadoras da região têm usado a criatividade e a arte para transformar a experiência de aprendizado dos alunos. É o caso da professora Ana Paula Chrispiniano Leite Duarte, da Escola Estadual Professora Sueli Oliveira Silva Martins, em Mogi das Cruzes, que levou o universo do filme ‘Divertida Mente’ para dentro da sala de aula.
Inspirada na animação que retrata as emoções humanas, a professora Ana Paula desenvolveu um projeto voltado para o fortalecimento das habilidades socioemocionais dos alunos. Com tubos de ensaio que funcionam como “termômetros das emoções” e rodas de conversa, os estudantes aprendem a reconhecer e lidar com sentimentos como alegria, tristeza, raiva e medo.
Além das atividades práticas, os alunos registram suas emoções semanalmente e escrevem cartas com mensagens positivas, que são compartilhadas com a comunidade escolar e moradores do bairro.
“A escola precisa ser um espaço de acolhimento, onde os estudantes aprendam não apenas conteúdos acadêmicos, mas também a lidar com suas emoções e a se relacionar de forma saudável com o outro”, comenta a professora Ana Paula.
Em Itaquaquecetuba, a professora Sandra Regina dos Santos (foto), da Escola Estadual Vereador Valter da Silva Costa, utiliza sua vivência como escritora para despertar o gosto pela leitura e pela escrita nos alunos. Autora das obras Poesia de Mulher, Zabelê e Seus Cabelos e Digitais Pretas, ela conduz o projeto “Bancada Literária”, que reúne momentos de leitura compartilhada, música e doação de livros.
“Ao demonstrar prazer e a importância da leitura e da escrita, inspiro os estudantes a se tornarem leitores e escritores mais engajados e confiantes”, afirma Sandra.
Já em Suzano, os professores Caroline Bassi e Djone Pereira, da Escola Estadual Tochichico Yochicava, desenvolveram o projeto Crônicas da Minha Vida, que envolveu alunos do 9º ano em uma jornada de autoconhecimento e criação literária.
Durante o processo, os estudantes escreveram textos baseados em suas próprias vivências e emoções, resultando em um livro coletivo com histórias de diferentes gêneros — de drama e comédia a suspense e fantasia.
“Muitos aceitaram o desafio de escrever sobre si mesmos. O que se vê é um trabalho de dedicação e esmero, que valoriza as vozes dos jovens e sua capacidade de criar”, resume a professora Caroline.
Essas iniciativas mostram como os professores da rede estadual do Alto Tietê têm ido além do currículo tradicional, promovendo a arte, a leitura e o autoconhecimento como caminhos para uma educação mais humana e transformadora.
Fique ainda mais perto das notícias de sua cidade seguindo o Notícias de Mogi no Instagram e no Google Notícias





