A Professora Cíntia Prado da Mota Cruz, de Guararema, ganhou o Prêmio Educador Transformador, na categoria Educação Infantil, com o projeto ‘inventário das plantas medicinais’.
A iniciativa desenvolvida com os alunos do Jardim II da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Paratei-Galeto, também venceu a etapa estadual da segunda edição da premiação realizada pelo Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae.
A atividade teve inicio a partir de uma roda de conversa sobre o dia a dia, e entre os temas estava o chá. Quando uma das crianças perguntou se chá poderia ser considerado remédio, a Professora Cíntia Mota iniciou a sua pesquisa.
Para a ação, ela buscou conhecer as características da comunidade local, que é considerada de zona rural, onde muitas crianças possuem contato com a natureza, e oportunizou, por meio da metodologia de projetos, que as crianças e familiares realizassem a observação, coleta, pesquisa e registros fotográficos dentro de suas vivências a respeito dos tipos de plantas medicinais.
“As crianças compreenderam que as plantas não só embelezam o ambiente, mas também podem servir de medicamento em casos de doenças, aprendendo na prática, que o conteúdo visto em sala de aula possui, de fato, uma aplicação concreta na sociedade”, disse a Professora Cíntia Mota.