A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Suzano e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) se reuniram, nesta quarta-feira (6), para solucionar a situação de cães que ficam no entorno da Estação Suzano da Linha 11-Coral.
No encontro, o secretário, André Chiang, e a supervisora da unidade, Lucimara Paiva de Campos, discutiram alternativas que preservem a segurança dos passageiros e também possam ajudar os animais.
Também foram convidados a participar representantes dos setores envolvidos com a causa, como a coordenadora do setor de Bem-Estar Animal, Andréia Nascimento; e a coordenadora do setor de Controle de Zoonoses, Priscila Arap; assim como o vereador Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG; e voluntárias que cuidam dos caẽs que ficam no entorno da estação. Por parte da CPTM, marcaram presença o supervisor Jameson Fontes e a equipe de segurança.
De acordo com a administração municipal, equipes já tem buscado entender como os animais chegaram ao local e se instalaram por ali, mas já foi verificado que muitas pessoas alimentam os cães, o que reforça o vínculo com o espaço.
Como a praça localizada entre as ruas General Francisco Glicério e Dr. Prudente de Moraes é de responsabilidade da CPTM, toda e qualquer medida precisa ser definida com o aval da empresa.
Conforme foi destacado na reunião, a Secretaria de Meio Ambiente se prontificou a garantir para os animais o cuidado que outros cães e gatos costumam ter a partir dos serviços realizados pela pasta, como os mutirões de castração e os eventos de adoção responsável organizados por meio do projeto ‘Baby, Me Leva!’.
Os voluntários também participarão deste trabalho por conhecerem o perfil dos cães. Eles poderão acompanhar os animais no deslocamento para os eventos de adoção e também durante a organização dos eventos. A CPTM informou que buscará reforçar as ações de conscientização para evitar abandonos de cães.
“Queremos encontrar uma alternativa que seja boa para a população e também para os animais. Não podemos colocar em risco os munícipes, mas também precisamos encontrar um local seguro para que os cães possam ter a qualidade de vida que eles merecem”, disse André Chiang.
Fique ainda mais perto das notícias de sua cidade seguindo o Notícias de Mogi no Instagram e no Google Notícias