A Prefeitura de Suzano lançou, no último sábado (14), a pedra fundamental do Centro de Apoio à Criança com Deficiência, no Parque Max Feffer, local exato onde ocorrerá a instalação do equipamento.
O espaço será destinado ao atendimento de crianças de zero a 12 anos incompletos, com deficiência, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA). As obras deverão ser concluídas em até 18 meses, informou a administração municipal.
O equipamento contará, em um primeiro momento, com cinco blocos, abrigando oito consultórios de atendimento individual, salas de integração sensorial, salas de atendimento multiprofissional, salas de estimulação e intervenção precoce, brinquedoteca e sala de treino para Atividades de Vida Prática (AVP), bem como o setor administrativo e de serviços, cozinha e refeitório, totalizando uma área construída de 1,43 mil metros quadrados (m²).
Depois da conclusão desta parte da obra, será implantada uma pavimentação por piso intertravado com 2,46 mil m², sendo 351,14 m² de passeio e 2,10 mil m² para circulação de veículos na área interna. Também será executado o fechamento total do perímetro, com 276 metros de mureta e gradil eletrofundido, além da aplicação de grama no entorno.
Ainda segundo a Prefeitura de Suzano, o centro trabalhará o apoio à criança com deficiência sob diferentes aspectos do desenvolvimento infantil, com ênfase na habilitação e reabilitação de funcionalidades visando à ampliação da capacidade de independência e autonomia da criança, de acordo com o projeto terapêutico individualizado. No contexto educacional, estão previstas atividades relacionadas à estimulação precoce; à intervenção no modelo ‘Denver’, para crianças com TEA, por meio das técnicas que visam à interação social; ao atendimento em braile para crianças com cegueira; às oficinas de aprendizagem e terapêuticas; e à cozinha experimental.
Com investimento de R$ 3 milhões, recebidos por meio de uma emenda do então deputado federal e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Marco Bertaiolli, e do deputado federal Saulo Pedroso, as obras ficarão sob a responsabilidade da empresa P.S. Engenharia Construção e Comércio Ltda.
“Não tenho dúvidas que o futuro espaço vai impactar de forma positiva não só as crianças, mas também todas as famílias que necessitam de um serviço como esse”, disse o prefeito Rodrigo Ashiuchi.