A Secretaria Municipal de Cultura de Suzano inaugurou, no último sábado (30), o Polo de Audiovisual, equipamento que tem como objetivo a formação de profissionais e o suporte gratuito às produções da cidade. O espaço conta com estúdios de música e vídeo, além de ilha de edição à disposição dos suzanenses.
O polo está localizado no subsolo do Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa, como um anexo do Cineteatro Wilma Bentivegna, que fica na rua Paraná, 70, Vila Costa, e visa incentivar a produção artística da cidade, recebendo os profissionais da Cultura de forma gratuita.
Os trabalhos que poderão ganhar forma no polo de Audiovisual são gravações de bandas e artistas, programas de TV, podcasts, cenas de filmes e diversos tipos de vídeo. Segundo o secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, a ideia é tornar Suzano uma referência no setor.
“Com esse novo espaço, Suzano tem potencial para avançar no setor audiovisual, colocando a cidade em um novo patamar e permitindo criação da nossa Film Commission. A comissão organizada é voltada ao incentivo de produções locais, justamente por meio da assistência e suporte aos projetos. Para além da Cultura, a iniciativa impacta positivamente o turismo, o comércio local e outros setores de importância para o município”, disse.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi destacou a importância do equipamento e do fomento às políticas de incentivo à Cultura. “Seguimos nessa retomada das atividades após a Covid-19, que tem sido uma das maiores crises dos últimos tempos. A pandemia impactou toda a sociedade e a Cultura foi um dos setores mais atingidos. O Polo de Audiovisual vem para somar neste momento, a fim de garantir um espaço adequado e de qualidade para nossos artistas e munícipes interessados na utilização do equipamento”, disse.
Como utilizar
De acordo com a Prefeitura de Suzano, para utilizar o espaço será preciso realizar uma inscrição mediante a agenda aberta, sendo necessário o envio de projetos para análise de portfólio e histórico de realizações do proponente.
A formação de profissionais será por conta de oficinas destinadas ao público iniciante e aos profissionais já atuantes. A expectativa é de que as primeiras capacitações ocorram no início do segundo semestre.