Categorias
ALTO TIETÊ

Prefeitura de Santa Isabel alerta para incidência de enxame de abelhas



A Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria de Meio Ambiente de Desenvolvimento de Agropecuário e da Secretaria de Saúde, vem alertando a população para o período de alta incidência de enxames de abelhas.



Os chamados enxames migratórios são a movimentação em grupo de abelhas durante a primavera e verão. Apesar da aparente tranquilidade dos insetos, eles podem se tornar agressivos ao se sentirem ameaçados, informou a administração municipal.



Em dias quentes, as abelhas intensificam suas atividades em locais urbanos, como jardins ou residências. Seus ninhos podem ser feitos em lugares inusitados, como beirais, telhados, muros e até mesmo objetos abandonados em terrenos ou quintais.



Ainda segundo a Prefeitura de Santa Isabel, em hipótese alguma, o munícipe deve realizar o manejo por conta própria.



Já em casos de enxame viajante ou colmeia instalada, às medidas de segurança são:

  • Não jogar nenhum produto sobre o enxame ou colmeia, como álcool, querosene, água ou inseticida, porque neste caso elas podem se sentir ameaçadas e ferroar;
  • Retirar do local ou das proximidades pessoas apavoradas, alérgicas à picada de abelhas, crianças e animais;
  • Não bater, ou tocar ou fazer movimentos bruscos e ruidosos próximos à colmeia;
  • Em caso de reincidência de instalação da colmeia no mesmo lugar, deve-se tomar providencias no sentido de eliminar esse abrigo, como, por exemplo, vedar frestas ou buracos por onde elas adentraram, remover materiais inservíveis (caixotes, móveis, pneus, etc) entre outros.

Em situações que representem risco à saúde da população é necessário entrar em contato com o telefone da Ouvidoria Municipal 95569-7622. Em casos mais graves, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros, por meio do 193.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga-nos no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: