A Prefeitura de Mogi das Cruzes inicia, a partir desta quarta-feira (24), uma mobilização especial para intensificar a fiscalização de fluxos e pancadões em diferentes regiões do município. A ação contará com a participação do Departamento de Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Segurança, da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM-SP).
De acordo com a administração municipal, o trabalho será realizado em pontos previamente identificados pelos setores de inteligência das forças de segurança. Além das ações em campo, haverá monitoramento das redes sociais para identificar a organização dessas aglomerações. A população também pode colaborar com denúncias pelo telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI), que funciona 24 horas por dia.
“Este é um período do ano crítico em termos de fluxos e pancadões. Já temos uma mobilização, uma ação já planejada para poder coibir essas atividades. Estaremos nas ruas, em diversos pontos, para combater estas aglomerações que trazem diversos problemas”, afirmou o secretário municipal de Segurança de Mogi das Cruzes, Gilberto Ito.
Segundo ele, além da perturbação do sossego, esses eventos costumam estar associados a outros tipos de ocorrências criminais, como tráfico de entorpecentes, roubos e furtos de motocicletas. “A ideia é combater este comportamento para que possamos ter um final de ano mais tranquilo para a população”, completou.
A Prefeitura afirmou que, desde o início de dezembro, vem intensificando a fiscalização contra o desrespeito à Lei do Silêncio e à perturbação do sossego por meio da Operação Manutenção da Ordem. A iniciativa tem como objetivo evitar que bares e adegas funcionem fora do horário permitido por lei, promovendo pancadões, desordem pública e sensação de insegurança.
Entre os dias 6 e 21 de dezembro, foram realizadas 56 diligências, com fiscalização em 23 estabelecimentos. No período, foram registradas 15 autuações e oito notificações por desrespeito à Lei Seca, além de quatro autuações por uso de narguilé. Em 30 situações, os estabelecimentos estavam fechados no momento da vistoria.
Fique ainda mais perto das notícias de sua cidade seguindo o Notícias de Mogi no Instagram e no Google Notícias