A Prefeitura de Mogi das Cruzes está promovendo uma nova etapa da campanha de imunização contra a gripe, voltada para crianças de seis meses a cinco anos matriculadas em creches e unidades de educação infantil da rede municipal e que ainda não tenham sido vacinadas em 2025.
De acordo com a administração municipal, além da aplicação da vacina contra o vírus Influenza, será feita a checagem e atualização das demais vacinas previstas no calendário básico da infância, conforme a faixa etária de cada aluno.
Nesta semana, a Secretaria de Saúde e Bem-Estar de Mogi das Cruzes está encaminhando orientações à Secretaria de Educação e às escolas da rede. Entre os dias 5 e 9 de maio, os pais ou responsáveis receberão comunicados solicitando autorização para que a imunização seja realizada diretamente nas unidades escolares. A vacinação está prevista para ocorrer de 12 de maio a 26 de junho, mediante consentimento formal das famílias.
“É importante reforçar que a vacina permanece disponível em todos os postos de saúde, de forma que os pais que desejarem também podem levar as crianças ainda não vacinadas para receber a vacina contra a gripe de 2025”, disse a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes.
Atualmente, as doses estão disponíveis das 8h às 16h30 em todas as unidades de saúde. Algumas UBSs, no entanto, operam com horário ampliado até as 18h30. São elas: UBS Alto Ipiranga, UBS Braz Cubas, UBS Jundiapeba, USF Nova Jundiapeba, UBS Vila Suíssa, UBS Santa Tereza e UBS Jardim Camila.
“Temos opções disponíveis na cidade e ainda estamos preparando a vacinação diretamente nas escolas para que os pequenos fiquem protegidos contra o vírus da gripe”, reforça a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi.
A campanha municipal de imunização contra a gripe segue até o dia 30 de maio para os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Idosos com mobilidade reduzida e que não estão cadastrados no programa “Melhor em Casa” ou cobertos por equipes do Saúde da Família também podem solicitar a vacinação domiciliar. Para isso, é necessário que um familiar entre em contato com a enfermeira responsável da UBS mais próxima até o dia 9 de maio, solicitando uma avaliação.
Além disso, equipes móveis estão atuando em pontos específicos da cidade, como as estradas Fazenda Cuiabá, Moralogia, Santa Catarina e a região da Chácara Santo Ângelo. As ações itinerantes ocorrem das 8h30 às 16h30.
De acordo com dados da Prefeitura, até esta segunda-feira (29), aproximadamente 33 mil doses da vacina contra a Influenza foram aplicadas em Mogi das Cruzes. Deste total, 5.656 foram administradas por meio do sistema drive-thru, que encerrou no sábado (26). Além disso, 672 doses foram destinadas a idosos acamados em domicílios ou instituições de longa permanência.
Quem pode receber a vacina
- Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias
- Idosos com 60 anos ou mais
- Gestantes
- Puérperas (até 45 dias após o parto)
- Povos indígenas e quilombolas
- Pessoas com comorbidades ou doenças crônicas (veja a lista abaixo)
- Pessoas com deficiências (motora, auditiva, visual ou intelectual que comprometam a autonomia)
- Moradores em situação de rua
- Trabalhadores da saúde, incluindo estudantes em estágio na área
- Profissionais da educação (todos os níveis de ensino)
- Agentes das forças de segurança e salvamento
- Militares das Forças Armadas
- Caminhoneiros
- Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
- Trabalhadores portuários
- População carcerária e funcionários do sistema prisional
Comorbidades incluídas
- Doenças respiratórias crônicas graves
- Problemas cardíacos
- Doenças renais avançadas
- Cirrose hepática
- Condições neurológicas crônicas
- Diabetes mellitus
- Pessoas imunossuprimidas
- Transplantados
- Obesidade grave (IMC ≥ 40)
- Trissomias (ex: Síndrome de Down)
Documentos necessários
- Documento oficial com foto e CPF
- Cartão do SUS
- Carteira de vacinação (obrigatória no caso de crianças)