Categorias
MOGI DAS CRUZES

Prefeitura de Mogi inicia pintura da nova ciclofaixa que vai ligar Cezar ao Socorro



A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou nesta segunda-feira (13), a pintura da nova ciclofaixa que ligará o distrito de Cezar de Souza à região do Socorro, passando pelas avenidas João XXIII e Vereador Narciso Yague Guimarães.



Por questões de segurança, a orientação da administração municipal é que o espaço não seja utilizado pelos ciclistas antes do término dos trabalhos.



Os serviços de pintura estão sendo desenvolvidos pelas equipes da Secretaria Municipal de Transportes. Durante o período em que as melhorias estiverem em andamento, serão colocados cones na ciclofaixa para evitar a sua utilização. Em um segundo momento, serão implantados tachões para separar a pista utilizada pelos ciclistas da faixa usada pelos veículos.



Paralelamente ao início da sinalização, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos começou os trabalhos de implantação de rampas de acessibilidade no trajeto que será utilizado pelos ciclistas. Elas serão utilizadas para que os ciclistas tenham acesso entre a avenida e o espaço que será compartilhado com pedestres.



A nova ciclofaixa terá início nas proximidades da praça Paulo Vaz Romero, no Socorro. Ela percorrerá a avenida Vereador Narciso Yague Guimarães pela pista sentido bairro-centro. Após o encontro com a avenida Santa Rita, a ciclovia seguirá pelas duas pistas da avenida João XXIII, até o cruzamento com a avenida Júlio Perotti.

A partir dali, a circulação dos ciclistas será feita pela pista sentido centro-bairro. Para isso, a sinalização de trânsito implantada no trecho recentemente recapeado da avenida João XXIII já foi adaptada para receber a ciclofaixa, que ficará próxima ao canteiro central.

Após a ponte sobre o rio Tietê, os ciclistas transitarão por uma ciclovia compartilhada na calçada da pista sentido bairro-centro da avenida. A medida foi definida devido às características da calçada e a largura da via naquele ponto, que é menor que os outros trechos. A nova ciclofaixa terminará no encontro da avenida João XXIII com as avenidas Dante Jordão Stoppa e Presidente Castello Branco.

Mogi das Cruzes conta com 32,38 quilômetros de vias cicláveis, o que inclui ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas existentes em diversas regiões da cidade, como os distritos de Jundiapeba, Braz Cubas e Cezar de Souza, a Vila Industrial e a região central. O índice é o maior de toda a região do Alto Tietê.

A Secretaria Municipal de Transportes afirmou que mantém um contato permanente com os grupos representativos dos ciclistas do município para discutir melhorias que possam ser adotadas na malha viária de Mogi das Cruzes.

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP