Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária, realizou, na última sexta-feira (8), a entrega de títulos de regularização fundiária para 40 famílias do Condomínio Beija-Flor, no Botujuru.
De acordo com a administração municipal, as famílias que receberam os títulos viviam, há mais de 30 anos, em situação de irregularidade. “Este momento é sempre muito especial para nós, pois nos dá a possibilidade de garantir segurança e dignidade para pessoas que há décadas esperavam pelos seus títulos de propriedade”, disse o prefeito Caio Cunha, que participou da cerimônia de entrega dos títulos.
A implantação do Conjunto Habitacional de Interesse Social – Beija-flor se deu no final da década de 90, em área de propriedade de uma cooperativa habitacional. O empreendimento faz parte de um projeto que foi desenvolvido e construído pela Cooperativa Habitacional FIESP/CIESP, no ano de 1998, composto de 40 unidades habitacionais, denominado “MOGI 5000”.
Inicialmente, estava prevista a construção de 1.980 unidades habitacionais, mas foi aprovado o projeto para 300 unidades e só foram efetivamente construídas 40, em razão da cooperativa ter decretado falência e encerrado suas atividades. Os moradores ocuparam os apartamentos por meio de sorteio e mantiveram-se pagando a cooperativa por longo período de tempo após a ocupação. Assim, o empreendimento permaneceu por mais de 30 anos em situação irregular.
Hoje, o núcleo consolidado possui um condomínio, composto por 40 unidades habitacionais, ocupando um terreno com 3.035,75 m², no bairro do Botujuru. O Condomínio Beija-flor está integrado à cidade e é constituído de dois blocos de apartamentos, com cinco pavimentos cada e quatro apartamentos por andar, somando 2.222,73 m² de área construída.