Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizará, nos dias 29, 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, o ‘I Fórum Municipal de Educação para a Infância’. O evento, que acontecerá no Cemforpe, marca o encerramento das atividades do mês da Educação.
Com o tema ‘Por uma cidade inclusiva e multicultural’, o Fórum promoverá discussões sobre práticas pedagógicas inclusivas, diversidade e gestão democrática. O objetivo, segundo a administração municipal, é oferecer um espaço colaborativo para a formação dos profissionais que atuam diretamente com estudantes.
A programação contará com palestras de especialistas renomados, entre os destaques está o professor Cristiano Alcântara que abordará a educação infantil de qualidade. As professoras Márcia Thiemy Naniwa e Letícia Silveira Mean falarão sobre práticas escolares para crianças neurodivergentes. Cláudio Rodrigues, secretário de Urbanismo de Mogi das Cruzes, trará reflexões sobre como a cidade pode se tornar mais amigável à infância. Outras palestras vão debater temas como gestão democrática, educação inclusiva e multicultural. Além das palestras, haverá apresentações culturais, salas temáticas e visitas monitoradas.
“A educação inclusiva é o pilar de uma sociedade mais justa. No Fórum, vamos discutir caminhos para tornar nossas escolas espaços de acolhimento e aprendizado para todos. É uma oportunidade única de compartilharmos experiências e fortalecermos nossa rede de educação”, disse a secretária de Educação, Marilu Beranger.
O Fórum será estruturado em três eixos temáticos principais: Práticas Pedagógicas subjacentes ao Currículo Municipal; Práticas Pedagógicas: Diversidade e Inclusão; e Gestão Pedagógica Democrática: Inclusão e Multiculturalismo.
“Estou muito orgulhosa de fazer parte deste evento que reúne tantos profissionais dedicados à transformação da educação. O Fórum foi planejado com muito cuidado para que possamos refletir sobre nossas práticas e encontrar soluções que tornem a educação mais inclusiva e democrática. É uma grande oportunidade para avançarmos juntos”, comentou a organizadora do Fórum e supervisora da rede municipal de ensino, Andrea Carvalho.
Os profissionais da educação, tanto da rede pública quanto privada, interessados em participar podem se inscrever no Fórum por meio de um formulário online.