Categorias
MOGI DAS CRUZES

Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza ações de prevenção à dengue nos bairros

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que está realizando ações preventivas contra a dengue e a Avaliação de Densidade Larvária (ADL) em diversos bairros do município. As primeiras ações aconteceram no distrito de Jundiapeba, em conjunto com o mutirão de zeladoria realizado nos últimos dias.


O trabalho deve ser finalizado no próximo mês e apontará as áreas mais afetadas por larvas ou pelo próprio mosquito Aedes aegypti, causador da doença. Segundo a administração municipal, também será possível identificar os tipos de recipientes que estão servindo de criadouros do inseto.

De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde de Mogi das Cruzes, o veterinário Jefferson Leite, estão sendo vistoriados imóveis localizados em diversos bairros do município para obter informações de quais pontos concentram maior infestação do Aedes aegypti. “A ADL é um estudo quantitativo e qualitativo que fornece dados importantes sobre áreas mais infestadas, tipos de recipientes (criadouros) e número de larvas encontrados. Além disso, o Município reforça as ações em locais onde há a notificação de casos, com vistoria casa a casa nos imóveis dos arredores, fazendo tratamento químico, quando necessário, a fim de eliminar os criadouros da área onde ocorre a transmissão e impedir mais casos da doença”, disse ele.

Leia também:  Mutirão de limpeza pública vai atender cemitérios de Mogi das Cruzes neste sábado

Por fornecer a localização das áreas mais críticas e como as equipes devem agir nestes pontos, a ADL, segundo Leite, é considerada a ação mais importante nesta primeira etapa. “Este trabalho está se estendendo durante todo o expediente e, por se tratar de coleta de dados amostrais, os quarteirões trabalhados seguem uma sequência aleatória, conforme a velocidade de vistorias. Paralelamente, o Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses realiza diversas ações de controle, como visitação casa a casa nas áreas de notificação de casos de dengue”, acrescenta. 

Leia também:  Prefeitura de Mogi realiza limpeza do Córrego dos Canudos visando combater enchentes

Após esta etapa, é realizado o tratamento químico da área, com nebulizações de inseticidas, aplicação de larvicidas para diminuir os casos na área afetada, vistoria de pontos estratégicos, como aqueles que, por suas características, propiciam a criação e dispersão ativa e passiva do mosquito, como borracharias, floriculturas, sucatas, transportadoras e outros, assim como nos imóveis especiais e não residenciais de médio e grande porte, que apresentam maior risco de disseminação do vírus, caso dos hospitais.

Mais informações sobre o combate e prevenção à dengue podem ser obtidas pelos telefones 162 (Ouvidoria), 4798-6785 e 4798-6617.

Leia também:  Trabalhos de limpeza em cursos d'água de Mogi das Cruzes chegam ao Córrego dos Corvos

Ações de prevenção

  • Verificar se a caixa d’água está bem tampada;
  • Deixar as lixeiras bem tampadas;
  • Colocar areia nos pratos de plantas;
  • Recolher e acondicionar o lixo do quintal;
  • Limpar as calhas;
  • Cobrir piscinas;
  • Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;
  • Limpar a bandeja externa da geladeira;
  • Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação;
  • Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado;
  • Cobrir bem a cisterna;
  • Cobrir bem todos os reservatórios de água;
  • Utilizar repelentes.
Compartilhe essa notícia: