A Prefeitura de Mogi das Cruzes decretou luto oficial de sete dias em sinal de profundo pesar pelo falecimento do Papa Francisco, ocorrido nesta segunda-feira (21), no Vaticano.
De acordo com a administração municipal, a ação acontece em reconhecimento à extraordinária trajetória do líder religioso, primeiro pontífice latino-americano da história da Igreja Católica.
“O Papa Francisco foi, reconhecidamente, um incansável defensor da promoção da paz mundial, da justiça social e do diálogo interreligioso. Um líder espiritual que inspirou milhões de pessoas ao redor do mundo e deixou grande ensinamento para todos nós”, disse a prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli.
Segundo informações divulgadas pelo Vaticano, as causas da morte foram um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível. O pontífice faleceu em sua residência no Vaticano, Casa Santa Marta.
Papa Francisco
Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 1936. Ele virou padre aos 32 anos, foi arcebispo de Buenos Aires, e se tornou o Papa Francisco aos 76 anos, em 2013. O nome foi escolhido pelo argentino como homenagem a São Francisco de Assis, um santo associado ao compromisso com os mais pobres.