Categorias
ALTO TIETÊ

Prefeitos do Alto Tietê apresentam projetos em evento da UNESCO em Cuba



As iniciativas voltadas para a Educação, Cultura e Sustentabilidade aplicadas por municípios do Alto Tietê foram apresentadas durante o IX Encontro Internacional, Cultura, Comunicação, Marketing e Comunidade, evento apoiado pela UNESCO Mill Aliance – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O evento, que tem como tema “Transformando Espaços Urbanos em Cidades Mil da UNESCO e Agenda 2030”, foi realizado nesta terça-feira (24) em Havana, capital de Cuba.



A comitiva de prefeitos do Alto Tietê foi formada e enviada pelo Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê).



O encontro é uma oportunidade para os gestores apresentarem projetos aplicados considerados exitosos nas cidades, além de trocarem experiências com representantes de outros países, pesquisadores, especialistas e empresários.



A abertura do evento foi feita pelo presidente de honra da União Nacional de Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC), Miguel Barnet, e pelo representante da UNESCO para América Latina e Caribe, Felipe Chibas.



O prefeito de Mogi das Cruzes e presidente do Condemat, Caio Cunha, falou do programa Mogi Cidade da Criança, uma política pública que envolve diversas áreas da administração municipal com foco na criação de uma cidade amigável à infância. “Nosso objetivo sempre foi pensar a Mogi das Cruzes do futuro. Agora estamos planejando nossa cidade para os próximos 40 anos. É um desafio, pois estamos pensando o município para os outros gestores também”, disse ele.

Representada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi, Suzano mostrou que a cidade aposta em tecnologias para impulsionar a Educação, ao comentar sobre a aquisição de 3,5 mil chromebooks, a implantação da plataforma israelense Matific, o “Google For Education” e a Avaliação Municipal Digital, que aliado com os materiais do sistema SESI, já começaram a apresentar resultados. No ano de retorno presencial das aulas, a alfabetização subiu de 20% para 80%. “Temos mais de 28 mil estudantes, cerca de 1,5 mil professores e 101 unidades educacionais em Suzano. Para este ano, nosso objetivo é chegar a 100% da alfabetização”, reforçou.

A Secretaria de Favelas criada em Ferraz de Vasconcelos foi apresentada pela prefeita Priscila Gambale. A ação inédita busca aproximar o poder público da população, transformando sua realidade e mapeando suas potencialidades. “Nosso objetivo é conseguir atender e saber também as reais necessidades de cada comunidade, de cada favela”, afirmou ela.

O prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes, abordou o programa Recicla Cidade, criado para estimular a coleta seletiva no município que se tornou referência para a região e garantiu o primeiro lugar na etapa estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae em 2022. Além de garantir a destinação correta dos materiais, a ação tem a parte social com a Loja do Bem, que converte os recicláveis em moedas sociais que são usadas nos comércios parceiros. “Esse trabalho já ganhou uma grande dimensão e garantiu vários prêmios, além de reconhecimento nacional”, afirmou.

Os projetos de incentivo à leitura e ao pensamento crítico promovidos por Guarulhos também ganharam espaço no congresso. O prefeito Gustavo Henric Costa, o Guti, destacou algumas ações como “Minha Sala de Leitura”, que distribuiu mais de 500 mil livros entre 2018 e 2021, além da iniciativa “Livros Livres Voam” e o programa “Saberes em Casa”, que reúne canais digitais para estimular e proporcionar a aprendizagem. “Esse é um evento muito importante e proporciona a troca de experiências que visam a inovação no mundo todo”, analisou.

O congresso é promovido pelo Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (CEACOM) da Faculdade de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), da Faculdade de Comunicação (FCOM) da Universidade de Havana (UH) e Província de Havana do Ministério da Cultura de Cuba e conta com o apoio da UNESCO, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e UNEAC.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis:

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: