Em uma coletiva de imprensa realizada na tarde de quarta-feira (9), o prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, apresentou um balanço dos 100 primeiros dias de sua segunda gestão à frente da Prefeitura.
Ao lado do vice-prefeito Rogério Tarento, do secretário de Governo, Marcello Barbosa, e da secretária de Habitação, Angela Quirino, Boigues também anunciou as principais ações futuras e respondeu aos questionamentos dos jornalistas. O evento também contou com a presença de outros secretários e vereadores.
“Trabalhamos muito neste início de ano. Avançamos e hoje estamos aqui prestando contas de tudo o que fizemos, sempre com responsabilidade e compromisso em apresentar o melhor para a população de Itaquá. Vamos continuar em ritmo acelerado para entregar muita coisa boa ainda neste ano”, destacou o prefeito.
O lançamento do programa Agiliza SUS, para reduzir filas de espera na saúde e acelerar a realização de pequenas cirurgias, consultas e exames, foi um dos destaques da coletiva, bem como a reinauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) Miray, a ampliação de vagas em escolas de tempo integral e ampliação no atendimento da educação especial, além dos prêmios por melhorias na alfabetização e qualidade do ensino.
Boigues falou das obras de recapeamento já realizadas em oito bairros e das ações de apoio aos moradores de áreas de risco durante as chuvas que ocorreram em fevereiro deste ano, com ajuda humanitária, abrigos montados, doações de cestas básicas e kits de higiene, bem como a entrega de móveis e eletrodomésticos a 27 famílias por meio do Fundo Social. A forte ação da Guarda Civil Municipal (GCM) também foi destaque, com a apreensão de mais de 50 mil entorpecentes e R$ 32 mil do tráfico.
O prefeito apresentou o salto em oportunidades de emprego, a adesão de 24 mil contribuintes ao Programa de Regularização Fiscal (Refis), benefícios na habitação e ações na cultura, esporte, governo, serviços urbanos, meio ambiente, mobilidade, abastecimento, mulher, turismo, planejamento, Procon e Defesa Civil. “A população já sentiu a diferença nesses primeiros 100 dias. Hoje temos melhorias em todos setores, com o atendimento digno que os munícipes merecem”, acrescentou o secretário de Governo.
Boigues finalizou sua apresentação mostrando o pacote de obras que está em andamento e será entregue nos próximos meses, como o recapeamento de 112 vias de 16 bairros e três vias importantes da cidade: a estrada do Corredor, a rodovia Alberto Hinoto e a avenida Ítalo Adami. Também foi anunciado o investimento de R$ 1 bilhão da Sabesp que, até 2027, deve deixar 98% dos imóveis da cidade com água encanada e cobertura da coleta de esgoto em 86%. Na área habitacional, o prefeito destacou que 4,4 mil matrículas serão entregues, além de um conjunto habitacional.
As entregas de oito unidades escolares, três UBSs, três bases da GCM, três terminais de ônibus, um campo de grama sintética, três áreas de lazer e duas quadras esportivas também foram mencionadas. Outros projetos que logo vão estar à disposição da população são a pista de skate da Vila Virgínia, o Centro de Convivência da Melhor Idade (CEMI), uma pista de pump track no Parque Ecológico, um galpão de reciclagem, a clínica veterinária e a clinica-escola para autistas.