Prefeito Caio Cunha propõe lockdown em todo o Alto Tietê, diz Condemat

O Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) informou que nesta segunda-feira (29), durante reunião do Conselho de Prefeitos, o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, propôs que toda a região adotasse o lockdown na tentativa de frear o avanço do coronavírus e desafogar a ocupação hospitalar nas cidades.

Lockdown é uma medida de bloqueio total que proíbe a circulação de pessoas e cargas, podendo inclusive interditar vias. As atividades essenciais funcionam com controle das autoridades.

De acordo com o Condemat, a proposta foi rejeitada pelos demais municípios de maneira unânime. Segundo o consórcio intermunicipal, os prefeitos defendem que esta medida só seria válida se adotada em toda a Região Metropolitana do Estado, “levando em consideração os moradores da região que trabalham na capital e demais municípios da Grande São Paulo e precisam se deslocar diariamente utilizando o sistema de transporte público estadual”.

O prefeito Caio Cunha, por sua vez, já afirmou que não faria sentido decretar lockdown somente em Mogi das Cruzes se as demais cidades do Alto Tietê também não aderissem à medida. Caio explicou que o motivo pelo qual a cidade já não entra imediatamente em lockdown é o fato de Mogi estar diretamente ligada a outros municípios da região. De acordo com ele, as pessoas poderiam começar a se deslocar para cidades vizinhas. Além disso, cerca de 37% dos atendimentos nas unidades de saúde da cidade são correspondentes a pacientes de outras cidades. “Não adianta Mogi tomar essa decisão sozinha. Precisamos do apoio das cidades vizinhas e também do Governo do Estado”, disse ele na ocasião em que anunciou a fase crítica da quarentena.

Mogi das Cruzes enfrenta uma fase difícil na pandemia, com a ocupação de 100% nos leitos municipais de UTI há 18 dias. Por conta disso, leitos de reserva estão sendo usados.

Essa notícia foi atualizada em 29 de março de 2021 20:38

Compartilhar

O portal Notícias de Mogi utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade

Leia mais