Categorias
ALTO TIETÊ

Prefeito Caio Cunha propõe lockdown em todo o Alto Tietê, diz Condemat



O Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) informou que nesta segunda-feira (29), durante reunião do Conselho de Prefeitos, o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, propôs que toda a região adotasse o lockdown na tentativa de frear o avanço do coronavírus e desafogar a ocupação hospitalar nas cidades.



Lockdown é uma medida de bloqueio total que proíbe a circulação de pessoas e cargas, podendo inclusive interditar vias. As atividades essenciais funcionam com controle das autoridades.



De acordo com o Condemat, a proposta foi rejeitada pelos demais municípios de maneira unânime. Segundo o consórcio intermunicipal, os prefeitos defendem que esta medida só seria válida se adotada em toda a Região Metropolitana do Estado, “levando em consideração os moradores da região que trabalham na capital e demais municípios da Grande São Paulo e precisam se deslocar diariamente utilizando o sistema de transporte público estadual”.



O prefeito Caio Cunha, por sua vez, já afirmou que não faria sentido decretar lockdown somente em Mogi das Cruzes se as demais cidades do Alto Tietê também não aderissem à medida. Caio explicou que o motivo pelo qual a cidade já não entra imediatamente em lockdown é o fato de Mogi estar diretamente ligada a outros municípios da região. De acordo com ele, as pessoas poderiam começar a se deslocar para cidades vizinhas. Além disso, cerca de 37% dos atendimentos nas unidades de saúde da cidade são correspondentes a pacientes de outras cidades. “Não adianta Mogi tomar essa decisão sozinha. Precisamos do apoio das cidades vizinhas e também do Governo do Estado”, disse ele na ocasião em que anunciou a fase crítica da quarentena.



Mogi das Cruzes enfrenta uma fase difícil na pandemia, com a ocupação de 100% nos leitos municipais de UTI há 18 dias. Por conta disso, leitos de reserva estão sendo usados.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: