A Praça Oswaldo Cruz, em Mogi das Cruzes, está recebendo um projeto que promove os Patrimônios da Cidade, com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Lei Paulo Gustavo.
De acordo com proponente do projeto, Camila Melo, Comunicóloga, Produtora Cultural e Doutoranda em Turismo e Hospitalidade, a iniciativa visa sensibilizar o olhar da população para os patrimônios da cidade, muitas vezes vistos como “prédios velhos e sem valor”.
A ação conta com investimento de R$ 20 mil, que está sendo distribuído entre contratação de mão de obra para execução do projeto, pesquisa, compra de materiais e investimento em anúncios para a promoção da ação.
Como parte do projeto, no último dia 11 de novembro, a praça recebeu a pintura dos artistas None e Bozer. Já no dia 30 (sábado), terá uma oficina com passeio histórico pelo centro da cidade, que sairá do Mural, na praça Oswaldo Cruz, em direção ao MUVE e à Pinacoteca. Após a visitação dos museus, haverá uma roda de conversa sobre construção e preservação das nossas memórias.
A atividade será realizada das 9h às 13h, de forma gratuita. Para participar, os interessados devem se inscrever no link disponibilizado pelo projeto. As vagas serão preenchidas pelas primeiras 30 pessoas que se inscreverem e confirmarem presença.
Já entre os dias 2 e 7 de dezembro, está prevista também uma ação de inclusão, como parte da Virada Cultural Inclusiva, promovida pelo Governo de SP, que prevê a comunicação do projeto para Pessoas com Deficiência.
A ação consiste na promoção da peça em exposição na praça por meio de audiodescrição, e foi desenvolvida em parceria com Ricardo Pedroso, Presidente do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência.