Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
Em 2023, os polos culturais da Gerando Falcões nos municípios de Poá e Ferraz de Vasconcelos atenderam mais de 1.700 jovens, a maioria com idade entre 6 e 11 anos.
Desenvolvendo trabalhos há oito anos na região do Alto Tietê, os polos culturais são referência em oferecimento de oportunidades e desenvolvimento vocacional por meio de cursos voltados para crianças e jovens em vulnerabilidade social.
As comunidades atendidas pelos polos da Gerando Falcões em Poá foram a Comunidade da Tubulação, a Favela das Torres, a Cidade Kemel, o Jardim Santa Luzia e o Jardim Miray. Já em Ferraz, o público atendido veio da Itaprata, da Cidade de Deus, da Beverly Hills, do CDHU e a da Favela dos Sonhos.
As oficinas oferecidas pelos Polos Culturais da Gerando Falcões são as seguintes:
- Canto Coral (1x por semana em Poá e 4x por semana em Ferraz)
- Teatro (1x por semana em Poá e 4x por semana em Ferraz)
- Dança (1x por semana em Poá e 4x por semana em Ferraz)
- Pintura (1x por semana em Poá e 4x por semana em Ferraz)
- Orquestra (1x por semana em Poá)
- Percussão (1x por semana em Poá)
- Violão (1x por semana em Poá)
- Ballet (1x por semana em Poá)
- Capoeira (1x por semana em Ferraz)
- Street Dance (1x por semana em Ferraz)
Os Polos Culturais também promovem a conexão das atividades desenvolvidas por alunos e educadores com as comunidades impactadas por meio das apresentações culturais, que também buscam viabilizar espetáculos e acesso a outras formas de manifestação cultural em eventos abertos e que no último ano alcançaram o público total de 2.105 pessoas em sete apresentações.
“Depois de 11 anos executando fluxos, apresentações, oficinas e planos de aula na área cultural da Gerando Falcões, nossa vivência com os alunos, suas famílias e comunidade se transforma para melhor. O poder do impacto cultural está em proporcionar diferentes manifestações para nossas quebradas”, disse Anderson Machado, coordenador de cultural da GF.
O Polo Poá esta localizado na EMEB José A. Bortolozzo (Rua Dep. Nelson Fernandes, 230). O Polo Ferraz de Vasconcelos fica na EMEB Prof. Nurimar Martins Hiar (Rua São João, 839).