PM/SP abre concurso público com 2.700 vagas de soldado; veja como se inscrever

Foi publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (9) o edital do concurso da PM/SP (Polícia Militar de São Paulo) que vai selecionar 2.700 soldados de 2ª classe. A seleção foi autorizada pelo despacho do governador João Doria publicado no DOE, de 25 de janeiro de 2020.

O curso de formação tem duração média de um ano e é realizado na Escola Superior de Soldados “Coronel PM Eduardo Assumpção”, na zona norte da Capital, e nos núcleos de formação no interior, à ela subordinados.

Para ser um futuro soldado da PM, o participante precisa ter concluído o ensino médio ou equivalente e passar em todas as etapas do concurso dentro do número e vagas.

Os candidatos também precisam ser brasileiros e ter entre 17 e 30 anos, exceto para aqueles que já pertencem aos quadros da PM paulista. É necessário estar em dia com suas obrigações eleitorais e militares e ser habilitado para condução de veículo motorizado entre as categorias “B” e “E”. Tatuagens são permitidas, desde que não faça alusão à discriminação, violência ou seja ofensiva à PM ou aos direitos humanos. As mulheres interessadas necessitam de altura mínima de 1,55 metro e os homens, de 1,60 m.

A remuneração inicial do soldado de 2ª classe é de R$ 3.318,53, incluindo o salário-base, o Regime Especial de Trabalho Policial (RETP) e o valor de insalubridade.

O soldado de 2ª classe é responsável pelo policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, envolvendo a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei, nas diversas modalidades de policiamento, sempre primando pela defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana, em conformidade com os princípios doutrinários de polícia comunitária, de direitos humanos e de gestão pela qualidade, por intermédio da conclusão com aproveitamento do Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, destinado a formar, com solidez teórica e prática, o profissional ocupante do cargo inicial do Quadro de Praças da Polícia Militar.

Veja também: apostila para o concurso de soldado da PM/SP

Como se inscrever no concurso

Os interessados em participar do concurso da PM/SP poderão se inscrever das 10h de 14 de janeiro até às 23h59 de 25 de fevereiro deste ano, exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”).

Para efetivar a inscrição é preciso recolher uma taxa de R$ 57. O pagamento da taxa deverá ser feito, no máximo, até o 1º dia útil subsequente ao término do período das inscrições.

No ato da inscrição o candidato deverá optar pela cidade de aplicação das provas objetivas: São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos ou Sorocaba.

Leia também: inscrições abertas para aluno oficial do Barro Branco

Provas

A aplicação das provas objetivas e redação do concurso da PM/SP está marcada para ocorrer em 11 de abril, no período da tarde, com duração de quatro horas.

A parte objetiva contará com 60 quesstões, incluindo 20 de língua portuguesa, 15 de matemática, 15 de conhecimentos gerais, 5 de noções básicas de informática e 5 de noções de administração pública. 

Já a prova dissertativa constará de uma redação, na qual se espera que o candidato produza uma dissertação em prosa na norma-padrão da língua portuguesa, a partir da leitura de textos auxiliares, que servem como um referencial para ampliar os argumentos produzidos pelo próprio candidato. Ele deverá demonstrar domínio dos mecanismos de coesão e coerência textual, considerando a importância de apresentar um texto bem articulado.

A seleção contará, ainda, com exames de aptidão física, exames de saúde, avaliação psicológica; avaliação da conduta social, reputação e idoneidade e análise de documentos

O edital na íntegra poderá ser conferido no site da Imprensa Oficial, no caderno Executivo I – seção Concursos Públicos, a partir da página 197. 

Apostila para soldado da PM/SP

Essa notícia foi atualizada em 9 de janeiro de 2021 13:01

Compartilhar

O portal Notícias de Mogi utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade

Leia mais