O Governo de SP publicou no Diário Oficial do estado, nesta quinta-feira (28), o edital do concurso público para contratação de 2,7 mil soldados de 2ª classe da Polícia Militar (PM-SP).
Para participar do concurso, o candidato deve ter entre 17 e 30 anos e estar em dia com os certificados eleitorais e militares. As mulheres precisam ter altura mínima de 1,55m e os homens, de 1,60m. O salário inicial para o cargo é de R$ 4.852,21.
O processo seletivo contará com prova objetiva; prova dissertativa; exames de aptidão física; exames de saúde; exames psicológicos; avaliação da conduta social; e análise de documentos.
- Apostila para soldado da PM de SP
- Curso online para soldado da PM de SP
- Caderno de questões para soldado da PM de SP
As provas de conhecimentos estão previstas para o dia 16 de junho. De acordo com o edital, 51 locais estarão disponíveis para a realização das provas, sendo 37 no estado de São Paulo e 14 em outras regiões do país. Confira a seguir:
- Andradina;
- Araçatuba;
- Araraquara;
- Avaré;
- Bauru;
- Bragança Paulista;
- Campinas
- Caraguatatuba;
- Catanduva;
- Cotia;
- Dracena;
- Franca;
- Franco da Rocha;
- Guarulhos;
- Itapetininga;
- Jundiaí;
- Marília
- Mogi das Cruzes;
- Mongaguá;
- Osasco;
- Ourinhos
- Piracicaba;
- Pirassununga;
- Praia Grande;
- Presidente Prudente;
- Presidente Venceslau;
- Registro;
- Ribeirão Preto;
- Rio Claro;
- São Paulo;
- Santos;
- São Bernardo do Campo;
- São José do Rio Preto;
- São Jose dos Campos;
- Sorocaba;
- Taubaté; e
- Votuporanga.
- Belo Horizonte MG;
- Brasília DF;
- Campo Grande MS;
- Cuiabá MT;
- Curitiba PR;
- Florianópolis SC;
- Fortaleza CE;
- Goiânia GO;
- Manaus AM;
- Porto Alegre RS;
- Recife PE;
- Rio de Janeiro RJ;
- Salvador BA; e
- Vitória ES.
A prova objetiva será composta por 60 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada e apenas uma única resposta correta. Serão exigidos conhecimentos nas seguintes áreas: Língua Portuguesa e Interpretação de texto (20 questões); Matemática (15); Conhecimentos gerais (15); Noções Básicas de Informática (5); e Noções de Administração Pública (5).
Já a prova dissertativa será composta de uma redação em prosa, a partir da leitura de textos auxiliares que servirão como referencial para ampliar os argumentos produzidos pelo candidato.
Inscrição e edital
As inscrições para o concurso da PM-SP começam na próxima segunda-feira (1º) e devem ser feitas pelo site da Fundação Getúlio Vargas, até 8 de maio.
Para homologar a candidatura, será necessário efetuar o pagamento da taxa de R$ 85. Haverá redução de 50% do valor da taxa o candidato que se enquadrar nos seguintes requisitos: ser estudante regularmente matriculado no ensino médio, curso pré-vestibular ou curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação; e perceba remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estiver desempregado.
Clique aqui e confira mais informações no Edital do Concurso da PM SP 2024