A Polícia Federal, com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), deflagrou, na manhã desta quarta-feira (5) a Operação Êmbolo, com o objetivo de reprimir o comércio ilegal e o tráfico interestadual de armas de fogo.
A operação cumpriu seis mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela 2ª Vara Criminal de Mogi das Cruzes, nos municípios de Guarulhos, Jaú, Mogi das Cruzes e Sorocaba
De acordo com a PF, a investigação teve início após a prisão em flagrante de um homem que transportava quatro fuzis ocultos em um veículo com destino ao Rio de Janeiro. O preso alegou ter recebido as armas em Mogi das Cruzes, mas as apurações indicaram que os fuzis pertencem a uma loja localizada em Jaú, que não possui autorização para comercializar esse tipo de armamento. Além disso, não há registros de extravio ou furto dessas armas, reforçando as suspeitas de envolvimento da empresa no esquema criminoso.
Ainda segundo a Polícia Federal, o cumprimento dos mandados nesta data busca coletar novos elementos de prova, identificar outros envolvidos e aprofundar as investigações sobre a rede de fornecimento ilegal de armas para facções criminosas.