Categorias
ALTO TIETÊ

PF cumpre mandados contra crimes financeiros em Itaquaquecetuba e na capital



A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (19) a Operação Evolutio – segunda fase da Operação Black Flag, com o objetivo de esclarecer os crimes financeiros praticados pela organização criminosa identificada na primeira fase, bem como as circunstâncias em que se deram estes crimes em detrimento da Desenvolve SP.



Após a deflagração da primeira fase, em maio deste ano, e a partir da análise dos documentos apreendidos, a Policia Federal e a Receita Federal identificaram a participação direta de uma empresa de fachada na obtenção de financiamentos milionários para suposta aquisição de maquinário pela empresa controlada pelos membros da organização criminosa.



De acordo com a PF, as investigações detectaram que os envolvidos obtiveram cinco linhas de crédito, que totalizaram R$ 19 milhões junto à referida agência de fomento, valendo-se de títulos de crédito falsos, além de simularem a compra de equipamentos que nunca foram entregues.



Na data de hoje, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo e Itaquaquecetuba e um mandado de prisão.



O nome da operação vem do latim e significa evolução, uma referência aos desdobramentos da Operação Black Flag e uma referência à agência de fomento alvo da organização criminosa.

Os crimes em apuração nesta fase são fraude na obtenção de financiamento, estelionato e ocultação de bens, cujas penas máximas somadas podem chegar a 21 anos.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: