Categorias
MOGI DAS CRUZES

Pessoas em situação de rua participam de oficina de artesanato no Mercadão de Mogi



A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou nesta terça-feira (17), a partir da parceria entre as Secretarias Municipais de Assistência Social e Agricultura e o Fundo Social, um curso de artesanato oferecido para uma turma de pessoas em situação de rua, em três boxes do Mercado Municipal.



De acordo com a Prefeitura, a ideia é que os alunos do curso aprendam técnicas e confeccionem itens com a identidade de Mogi das Cruzes, para serem comercializados no próprio Mercadão.



As aulas acontecerão todas as terças e sextas-feiras, em dois horários – 8h às 10h e 10h ao meio-dia e o curso em si terá cinco meses de duração.



A princípio, trata-se de um grupo de 24 alunos, divididos em duas turmas, provenientes de três unidades de acolhimento institucional da cidade. Porém, segundo a administração municipal, o trabalho como um todo deve englobar um ano e meio de acompanhamento, com apoio também do Sebrae, além da própria Prefeitura. O intuito é que os participantes ganhem autonomia e novas perspectivas de vida. 



“Inicia-se neste momento um processo de incubação social com o grupo, que terá tempo de acompanhamento de em torno de um ano e meio pelo programa Conduz, visando geração de trabalho e renda”, explicou a coordenadora do programa Acessuas/Conduz na cidade, Vera Suzart. 

A presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Simonete Margenet Cunha, participou do lançamento da oficina e parabenizou todos que se uniram para fazer o projeto acontecer. “Só quero agradecer à equipe da Assistência Social e a todos os envolvidos pela concretização desse projeto, que está abraçando a todos. É a primeira vez que algo assim é realizado e, para que esse tipo de projeto aconteça, é preciso que alguém tome à frente”, disse ela.

O secretário de Agricultura, Felipe Almeida, responsável pela disponibilização dos três boxes, até então ociosos do Mercado Municipal para o projeto, afirmou: “Esta é só uma sementinha, mas acreditamos que em breve teremos muitos novos frutos. Aqui estamos colocando em prática nosso papel, de transformar a cidade para vocês e com vocês. O Mercado Municipal é de todos”.

A secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes, falou sobre a união de esforços e sobre o ineditismo da ação. “Agradeço a todos que acreditaram nesse projeto e ao prefeito Caio Cunha, por nos permitir trabalhar efetivamente com as políticas de garantia de direitos. Queremos que vocês sejam protagonistas de suas próprias histórias, por isso unimos esforços e acreditamos muito em cada um de vocês. Essa é a primeira vez que o Mercado Municipal abre as portas para o público de vulnerabilidade”, ressaltou.

Wagner Souza dos Santos, representante do movimento nacional de luta em defesa das pessoas em situação de rua, disse que a iniciativa se iguala à realização de um sonho para o público que vive essa realidade. “Isso é um sonho para nós, que estamos em busca da reinserção social. É uma esperança para superarmos essa situação. Fico muito feliz em ver que agora temos uma gestão popular, pois agora temos realmente uma chance. Tenham certeza que esse trabalho terá frutos”.

De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, os três boxes no Mercado Municipal utilizados para a oficina passaram por reformas, que envolveram diversos setores da Prefeitura, como a Secretaria de Serviços Urbanos e também o Fundo Social, que pediu e ainda pede doações, para que todos os acabamentos possam ser realizados.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: