Categorias
MOGI DAS CRUZES

Pesquisa indica que 4,9% dos mogianos já tiveram contato com a Covid-19



A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes informou que concluiu a segunda etapa da pesquisa de Covid-19 realizada entre os dias 7 e 21 de maio com mil moradores da cidade. O estudo é uma amostragem de testes rápidos do novo coronavírus nos bairros da cidade com o objetivo de saber qual é a parcela da população que já teve contato com o vírus, ainda que não tenha desenvolvido sintomas da doença.



De acordo com a administração municipal, a pesquisa mostrou que 4,9% já tiveram contato com o Covid-19, sendo que 1,1% dos testados estão na fase aguda da doença e 1,2% passando da fase aguda para a cura. “Na projeção do estudo em relação à população da cidade, podemos estimar que mais de 9 mil mogianos estão na fase aguda da doença, sem qualquer sintoma, andando por aí. Por isso a necessidade de mantermos todos os cuidados, principalmente o isolamento social”, disse o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel.



O estudo indica, ainda, que 2,5% dos testados já passaram pela doença e produziram anticorpos. A grande maioria – 95,1% – não teve contato com o Covid-19 até o momento.



Testagem

Os dados fazem parte da segunda fase de um estudo randomizado utilizado para as políticas públicas de atendimento e combate à doença no município. Os testes rápidos foram aplicados pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde em todas as regiões de Mogi das Cruzes, obedecendo a proporção populacional de cada região.



De acordo com a pesquisa, a retestagem deveria ser feita com as mesmas mil pessoas participantes na primeira etapa, realizada em abril. A Prefeitura informou que das mil pessoas testadas anteriormente, 880 foram novamente testadas, 101 não foram localizadas, 17 recusaram a testagem e duas encontravam-se hospitalizadas, uma delas em razão da Covid-19. 

Também foram realizados testes em 81 familiares de 27 pessoas que testaram positivo, complementando o monitoramento. O estudo mostrou que um familiar estava na fase aguda da doença, quatro passando da fase aguda para fase da cura e seis já haviam passado, com a produção de anticorpos para a defesa do organismo. Dos familiares pesquisados, 70 pessoas não tiveram contato com a Covid-19.

Confira as últimas notícias sobre coronavírus em Mogi das Cruzes e Região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: