O Parque Centenário, em Mogi das Cruzes, ganhou uma nova obra de arte do artista plástico mogiano Mauricio Chaer, nomeada de ‘Instalação no Lago’. Financiado por meio da Lei Paulo Gustavo, o projeto deve ficar exposto por um período de quatro meses.
Para a criação, o artista utilizou sua famosa técnica de mamonas. A peça consiste em galhos coloridos entrelaçados, que constituem uma forma geométrica, a qual foi instalada sobre um dos lagos do parque.
A instalação segue as características de intervenção a espaços públicos com materiais efêmeros, o que é comum em trabalhos de Chaer. Ao mesmo tempo, o artista utilizou materiais recicláveis para cumprir o desafio de fazer a obra de 3,30m de altura por 6,3m de comprimento boiar no centro do lago.
A ‘Instalação no Lago’ e o parque se relacionam produzindo um todo que a compõe, em que um efeito espelhado é criado na água. Além disso, o distanciamento do público em relação à peça torna possível uma perspectiva de diferentes ângulos e cenários de fundo, que se mesclam entre os prédios da cidade e a natureza do parque.
Segundo o artista, o conceito da obra surgiu naturalmente, sobretudo inspirado em movimentos dos quais participou junto à companhia teatral ‘Clara Trupi de Ovos y Assovios’, também de Mogi.