Parceria com a NET Claro levará pontos de internet e TV a cabo a escolas de Mogi

CIDADE

Uma parceria entre a Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes e a NET Claro Embratel levará pontos de internet e TV a cabo às 78 escolas municipais da cidade, informou a Prefeitura. Chamado de Educonex@o, o projeto ainda capacitará cerca de 200 educadores para o uso de tecnologias digitais e inovação em sala de aula.

A ideia é que cada escola receba dois pontos de TV a cabo e dois pontos de internet de 10 Megabytes, o que só não será possível realizar em colégios onde a NET Claro não tem cobertura. Os pontos de TV e internet se estenderão também aos prédios da Secretaria de Educação (sede), Escola de Empreendedorismo e Inovação e o Cemforpe (Centro Municipal de Formação Pedagógica Prof. Boris Grinberg). Além disso, o projeto promete capacitar 40 coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino na modalidade de ensino híbrido e no mínimo 160 professores na modalidade de ensino EaD para a utilização dessas tecnologias em sala de aula.

“Os coordenadores municipais, coordenadores pedagógicos e professores da rede pública de ensino terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos para utilizar tecnologias digitais e inovação em práticas educacionais – totalizando 40 horas ao fim do ano. Nas etapas iniciais e finais, os educadores realizarão o APEI-50, teste de autoavaliação, desenvolvido pelo Instituto Crescer, e que será usado como ferramenta de mensuração dos resultados do programa, contribuindo com a análise do desenvolvimento do Educonex@o na cidade”, diz a nota publicada pela Prefeitura, completando que a rede municipal de ensino já está 100% informatizada com mais cinco mil tablets e chromebooks, de forma a atender 47.208 alunos. Recentemente também foram adquiridos óculos de realidade virtual, que têm sido utilizados para o ensino de astronomia para alunos do 5º ano do ensino fundamental.

Mais detalhes serão divulgados na próxima terça (17), quando a Prefeitura realizará um evento na Escola de Governo e Gestão, às 13h, para oficializar o lançamento do projeto.

O projeto

O Educonex@o é embasado nos quatro pilares da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura): aprender a ser, conviver, conhecer e fazer. 

Com abrangência nacional, o projeto está presente em 51 cidades de 20 Estados. Entre os anos de 2011 e 2018, beneficiou mais de 1,7 mil escolas, 2,2 mil professores e 63 mil alunos. Em 2019, o objetivo é beneficiar mais de 35 mil estudantes por meio da capacitação de cerca de 1,3 mil professores e 320 coordenadores pedagógicos.

Foto: Guilherme Berti / Prefeitura de Mogi das Cruzes

Vote no Notícias de Mogi para o prêmio de Melhor Portal de Notícias do Alto Tietê


1 comentário em “Parceria com a NET Claro levará pontos de internet e TV a cabo a escolas de Mogi

  1. De que adiante internet nas escolas se a prefeitura não tem professores de informática nas escolas?
    O projeto Simulado está abandonado, na maioria das escolas não tem sequer instrutor para os alunos utilizarem esta plataforma.
    Lamentável isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *