Categorias
MOGI DAS CRUZES

Detentos de Mogi das Cruzes assistem palestra sobre prevenção ao suicídio



Reeducandos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Mogi das Cruzes participaram de palestra sobre prevenção ao suicídio, realizada em 25 de setembro, durante a 3ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade da unidade. A ação realizada em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece serviço voluntário de apoio emocional para quem precisa conversar sobre qualquer assunto, fez uma alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.



“Trouxemos a organização para que eles pudessem apresentar seus trabalhos aos internos”, explica a Diretora de Saúde do CDP, Débora de Cássia Bernardo Freita. “Na condição de egressos, se esses presos precisarem desabafar com alguém, talvez eles se lembrem que existe um serviço disponível para oferecer ajuda”, afirma.



Para a assistente social Madalena Antônia da Silva Ribeiro, integrante do CVV, esses encontros são fundamentais para prevenir um problema classificado como de saúde pública pelo Ministério da Saúde. “Partimos do princípio de que conversar é sempre a melhor solução, mas saber ouvir sem julgamentos é o que faz a diferença”, acredita.



Em outras três ocasiões, a equipe do CVV esteve no CDP de Mogi das Cruzes para conversar com grupos de funcionários. No dia 25 foi a primeira vez que o diálogo foi apresentado aos detentos. “Os reeducandos estavam abertos à discussão”, pontua a assistente social. “Serem vistos apenas como seres humanos e pertencentes à sociedade permitiu que os presos não levantassem nenhuma barreira durante o nosso bate papo, alguns até se posicionaram sobre questões pessoais”, reflete.



Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *