Categorias
CULTURA

Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes estreia série de concertos virtuais



A Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes deu início, no último dia 21 de abril, a uma série virtual que publicará vídeos ainda inéditos de concertos já realizados até 12 de maio.



Nesta quarta (28), às 20h, o público poderá assistir, no Canal do Youtube da Sinfônica, a ‘Sinfonia em Sol Menor’, do compositor brasileiro Alberto Nepomuceno, concerto realizado na Sala São Paulo dia 21 de março de 2019, fazendo parte da programação dos “Concertos Matinais” da Fundação Osesp.



“Esta foi a segunda participação da Orquestra Mogiana na principal sala de concertos da América Latina, e desde então, nosso trabalho sinfônico de Mogi das Cruzes que no próximo ano completará 20 anos de atividades, tem participado anualmente da programação do local e de diversos festivais importantes da música erudita”, afirma o Maestro Lélis Gerson.



O maestro detalha ainda as escolhas dos concertos que farão parte da série virtual e menciona que, além de publicizar vídeos inéditos de concertos que nem todos conseguiram assistir, as obras selecionadas mostram a versatilidade de sonoridade, a qualidade técnica dos músicos e repertório da Orquestra.



A ‘Sinfonia em Sol Menor’, principal obra sinfônica de Alberto Nepomuceno (1864-1920), é considerada uma das melhores sinfonias compostas no Brasil. Teve sua estreia em 1º de agosto de 1897, em um concerto que incluía a obra ‘Batuque’, obra esta que causou enorme polêmica junto aos críticos e acadêmicos por utilizar o reco-reco dentro do corpo sinfônico.

“A sinfonia de Nepomuceno é uma obra vigorosa, lírica e essencialmente dramática. Características típicas dos compositores românticos nacionalistas”, afirma o maestro.

As próximas edições já estão programadas. Dia 5 de maio o público assistirá ao ‘Concerto do Frevo’ também realizado na Sala São Paulo e que tem como participações especiais do Maestro e saxofonista Spok e do baterista Adelson da Silva. Além do concerto, um making of mostrará toda a preparação do concerto e atividades do maestro com o projeto Pequenos Músicos da Prefeitura de Mogi das Cruzes, cuja gestão é da Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes.

No dia 12 de maio, encerrando a programação virtual, será publicado o concerto “Dançando pelo Mundo” realizado pela Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes, grupo que também tem a gestão realizada pela Associação.

A série virtual faz parte das contrapartidas assumidas pela Orquestra por ter sido uma das premiadas no Edital 53/2020, publicado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa com recursos oriundos da Lei Emergencial à Cultura, mais conhecida como Lei Aldir Blanc.

Foto: WSM Produções

Serviço

  • CONCERTO: Sinfonia em Sol Menor de Alberto Nepomuceno
  • REGÊNCIA: Maestro Lélis Gerson
  • DATA: 28 de abril, quarta-feira, 20h00
  • LOCAL: Canal do YouTube: https://www.youtube.com/c/SinfonicadeMogidasCruzes
  • TIPO DE EVENTO: Estreia em plataforma digital – Gratuito e livre para todos os públicos

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: