Categorias
ALTO TIETÊ

Operação policial com apoio da EDP descobre fraude de energia em padaria em Itaquaquecetuba

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Uma operação policial realizada nesta quinta-feira (16), com apoio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, flagrou a prática de fraude de energia em uma padaria localizada no Jardim Amanda Caiubi, em Itaquaquecetuba.


De acordo com a EDP, no local, os técnicos identificaram o desvio na energia. O local foi periciado posteriormente pela Polícia Científica. A estimativa é de que o prejuízo causado pela fraude seja de mais de R$ 10 mil.

O responsável pelo estabelecimento foi autuado em flagrante e conduzido para a delegacia para esclarecimentos. Ele deve responder pelo crime de furto de energia, previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro.

Leia também:  Acidentes com pipas deixaram mais de 217 mil clientes sem energia no Alto Tietê em 2024

Além do processo criminal, o proprietário ainda poderá arcar, conforme a regra da Resolução ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.


A EDP reforça sobre os riscos das fraudes de energia, que muitas vezes são realizadas de forma amadora, sem condições mínimas de segurança, colocando em risco quem pratica a ação e todo o entorno. Além disso, as fraudes podem provocar sobrecarga na rede elétrica, com prejuízo para a população que sofre com a falta ou intermitência do fornecimento em suas residências e ruas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos devido à queda na qualidade da energia.

Leia também:  GCM de Itaquaquecetuba localiza 'apartamento bomba' com mais de 25 kg de drogas

Além disso, de acordo com as normas da Aneel, a composição do valor da tarifa de energia também leva em conta as perdas elétricas. Desta forma, o custo da energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem esse crime é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.

A EDP orienta que a população contribua, denunciando as ligações irregulares pelos seguintes canais de atendimento aos consumidores:

  • EDP Online: www.edponline.com.br
  • Aplicativo EDP Online (compatível com as plataformas Android™, iOS e Windows Phone);
  • Whatsapp EDP: (11) 93465-2888 ;
  • Central de atendimento por telefone: 0800 721 0123;
  • Agências de atendimento presencial;
  • Agências de atendimento presencial (endereços de todas as unidades no site EDP Online).
Leia também:  Oportunidades: inscrições abertas para concurso em Itaquaquecetuba e estágio em Suzano
Compartilhe essa notícia: