A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano informou que participou de uma operação especial liderada pelo Grupo de Fiscalização Integrada nas Áreas de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Alto Tietê. A operação sigilosa finalizou no embargo total de 140 lotes e construções localizados em área de proteção de mananciais próximo à represa de Taiaçupeba.
O espaço havia sido descoberto por imagens aéreas obtidas em sobrevoo do grupo, realizado no final de agosto de 2021, e vistoriado pela Polícia Militar Ambiental durante operação em novembro do ano passado, sendo parte de uma investigação a respeito do avanço de loteamentos irregulares desde 2020 na região do Alto Tietê Cabeceiras, que abrange os municípios de Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim, Salesópolis, Ribeirão Pires e Paraibuna.
O grupo de fiscalização foi instituído pela resolução nº 38/2020, sendo formado por representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e da Polícia Militar Ambiental. Em Suzano, a equipe é reforçada com os agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Departamento de Fiscalização de Posturas.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, o trabalho conjunto garante lisura, suporte e segurança durante as operações. “O grupo de fiscalização integrada conta com representantes de diferentes órgãos em prol da defesa do meio ambiente, especificamente dos assuntos voltados à proteção e à recuperação das áreas de proteção de mananciais. O apoio da administração municipal é de extrema importância para o devido andamento da operação na cidade. Parabenizo a atuação da equipe e seguimos firmes na defesa ambiental”, disse o chefe da pasta.
Clique aqui e confira mais notícias do Alto Tietê