Categorias
MOGI DAS CRUZES

Operação Cata-Tranqueira de Mogi será integrada a mutirão de zeladoria este ano



A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que, este ano, a Operação Cata-Tranqueira, que já era realizada semanalmente, será integrada ao mutirão Cidade Bonita, que também acontece todas as semanas, levando serviços de zeladoria aos bairros. Desta forma, ambas as ações seguirão o mesmo cronograma, atendendo as regiões de forma conjunta ao longo do ano.



“Fizemos essa adequação e decidimos inserir a Operação Cata-Tranqueira na carta de serviços do mutirão Cidade Bonita, pois assim otimizamos a parte operacional das nossas equipes e também criamos facilidade para o cidadão, que agora vai saber que, junto ao Cidade Bonita, seu bairro receberá também o Cata-Tranqueira”, disse o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira.



Os primeiros bairros atendidos pelas operações Cata-Tranqueira e Cidade Bonita, já neste sábado (7), é o Botujuru e a Vila São Paulo. De acordo com a administração municipal, as equipes terão como ponto de encontro a esquina entre as avenidas Francisco Rodrigues Filho e Felipe Sawaya e, de lá, partirão para atender ambos os bairros por completo. Os trabalhos devem ser concluídos no final da próxima semana.



Segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, todos os espaços públicos inseridos no perímetro delimitado, incluindo vias, praças e terrenos serão contemplados por serviços de capinação de guias e sarjetas, raspagem de guias, manutenção de ruas, Operação Tapa-Buraco, limpeza de terrenos municipais, troca de lâmpadas, manutenção civil de próprios, limpeza de galerias e bocas de lobo e agora também a Operação Cata-Tranqueira.



O Cidade Bonita é um mutirão de manutenção e zeladoria realizado todas as semanas, com duração média de sete dias. A administração municipal explicou que, no sábado, que é sempre o primeiro dia de mutirão, a Secretaria destina praticamente 100% do efetivo para os trabalhos. Já nos próximos dias, ficam naquele perímetro cerca de 30% das equipes, enquanto o restante segue se dedicando a trabalhos rotineiros nas demais partes da cidade.

Ainda segundo a Prefeitura, a definição da ordem de atendimento obedece a levantamentos próprios da Secretaria de Infraestrutura e também a pedidos de manutenção feitos pela comunidade. O canal oficial para que o cidadão registre solicitações junto à Prefeitura é a Ouvidoria, pelo telefone 156.

A Operação Cata-Tranqueira consiste na recolha semanal por parte das equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana de materiais inservíveis, que a população deseja descartar, em um conjunto pré-determinado de bairros. Para tanto, basta que as pessoas disponham na calçada em frente suas casas os itens que desejam descartar, na noite de sexta-feira ou antes das 7h do próprio sábado.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP