Ao longo desta semana, oito escolas municipais de Mogi das Cruzes receberão o Caminhão da Boa Energia da EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê.
O caminhão é um laboratório itinerante do projeto ‘Boa Energia nas Escolas’ da companhia. As atividades, que tiveram início em março, já passaram por escolas de Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Poá e Guararema.
No Caminhão da Boa Energia, os alunos vivenciam uma série de experimentos, aprendendo, na prática, temas como a preservação dos recursos naturais, o caminho da energia, os tipos de geração de energia, segurança com pipas e rede elétrica, além de apresentar dicas para usar equipamentos elétricos dentro de casa com maior eficiência.
Na segunda-feira (10), o laboratório itinerante esteve nas Escolas Municipais Monteiro Lobato, Kaoru Hiramatsu e Narcisa das Dores Pinto.
Já nesta terça (11), a atividade acontece na EM Prof. Afonso Caporali Filho. Na quarta (12), nas EM Profa. Maria Luiza Menezes de Fonseca e EM Prof. Primo Villar. Na quinta-feira (13), o projeto estará na EM Profa. Maria Aparecida de Farias. Por fim, na sexta-feira (14), na EM Dr. Luiz Beraldo de Miranda
O Boa Energia nas Escolas contempla o desenvolvimento de atividades pedagógicas voltadas à educação ambiental, em que professores e alunos têm acesso a um conjunto de ações e recursos interativos e virtuais, além de materiais de apoio.
O projeto da distribuidora de energia faz parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e mantém um alinhamento com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), em especial os de números 4 (Educação de Qualidade), 7 (Energia Limpa e Acessível) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).