Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (SMIU), que as obras para retirada da rotatória da praça Kazuo Kimura, conhecida como Rotatória do Habib’s, chegaram a 10,51% do cronograma.
De acordo com a administração municipal, no momento estão sendo executadas as estacas e a soldagem das vigas metálicas das pontes, ao mesmo tempo em que ocorre o processo de chegada de material para início das obras estruturantes.
Antes dos serviços de movimentação de terra, o Semae de Mogi das Cruzes (Serviço Municipal de Águas e Esgotos) efetuou o trabalho de identificação das redes e sistemas existentes no subsolo, com o objetivo de evitar o rompimento acidental deles durante as obras.
A Prefeitura informou que, à medida em que as obras avançarem, será necessário realizar no local alguns desvios de trânsito, que serão informados em breve.
Sobre a obra
O objetivo dos serviços, segundo a administração municipal, é transformar a rotatória do Habib’s em um cruzamento com semáforos para a melhoria da fluidez do local, que recebe cerca de 90 mil veículos por dia.
Com o novo sistema viário, as conversões à esquerda para os veículos que circulam pela avenida Francisco Rodrigues Filho e desejam acessar as avenidas Manoel Bezerra de Lima Filho e Yoshiteru Onishi serão proibidas. Estes movimentos de tráfego serão possíveis com a utilização da nova via que liga a rua Professor Ismael Alves dos Santos e a avenida Yoshiteru Onishi.
Outra opção será a transposição do córrego Lavapés que será construída na altura da rua Newton Straube e permitirá a saída de veículos da Vila Nova Mogilar pela avenida Yoshiteru Onishi em direção ao Centro Cívico. Uma outra transposição será construída na altura da nova via já construída e será utilizada pelos motoristas que desejam seguir para a região da Vila Nova Mogilar ou para as proximidades da Fatec Mogi das Cruzes.
A primeira etapa para a viabilização do projeto foi realizada pela Prefeitura entre 2021 e 2022, com construção da rua Marcelo Cajá, que liga a rua Professor Ismael Alves dos Santos à avenida Yoshiteru Onishi e foi liberada ao tráfego no dia 18 de julho.
As obras são realizadas pela Construtora Kamilos e preveem investimento de R$ 5.948.827,74, com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) e contrapartida municipal. A previsão inicial é de que elas sejam concluídas até a primeira semana de janeiro.