Em entrevista concedida esta semana à Rádio Estúdio A FM, o ex-prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, criticou o projeto de mobilidade urbana apresentado pela atual gestão – da prefeita Mara Bertaiolli – como solução para reduzir o trânsito na região da Nova Mogilar, mais especificamente na “Rotatória do Habib’s”.
O projeto prevê a construção de uma ponte estaiada ligando a Avenida Manoel Bezerra Lima Filho à Rua Yoshiteru Onishi, passando por cima da rotatória e também da linha férrea. A obra, segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, resolveria tanto a questão do trânsito na rotatória quanto a da passagem do trem, que, nos próximos anos, deverá chegar até o distrito de Cezar de Souza.
Para o ex-prefeito Caio Cunha, entretanto, a solução mais adequada não seria uma ponte, e sim um túnel, a exemplo de como foi feito em outros locais onde a linha férrea cruza vias do município. “Estudos demonstraram que o mais viável ali naquela região não é uma ponte, é um túnel, igual no famoso ‘Buraco do Padre’. Aquela região é melhor de se colocar uma passagem subterrânea do que o próprio espaço onde está o Buraco do Padre. Ali é mais largo, tem mais espaço”, disse ele na entrevista à Rádio Estúdio A FM, acrescentando que não acredita que a ponte estaiada fique pronta nos próximos oito anos.
“Se a atual gestão tivesse continuado a obra que nós iniciamos, hoje não teria mais trânsito ali naquela região”, afirmou o ex-prefeito, se referindo à interrupção das obras para retirada da Rotatória do Habib’s.
Projeto da gestão atual
Além da construção de uma ponte estaiada, com previsão de conclusão em 2028, o projeto de mobilidade urbana apresentado pela gestão da prefeita Mara Bertaiolli conta, ainda, com mais duas intervenções: a criação da Via Parque 1, ligando a Avenida Francisco Rodrigues Filho à rotatória da Avenida Waldemar Costa Filho e à Avenida Antônio de Almeida; e a reorganização do trânsito a partir da Via Parque 1, direcionando o fluxo pela Avenida Waldemar Costa Filho e, em seguida, pelas ruas Carlos Barattino, Avenida Cívica e Tito Mufato.
Outra novidade anunciada é a duplicação da Avenida Pedro Romero, em um trecho de 1,7 quilômetro de extensão, que já foi iniciada e está sendo realizada em parceria com a iniciativa privada, sem custos para a Prefeitura.
Confira, no vídeo a seguir, mais detalhes sobre o projeto apresentado pela gestão atual:
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