Novos serviços voltados para o atendimento das pessoas idosas estão sendo implantados em Mogi das Cruzes pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
São duas novas unidades de Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e uma casa de acolhimento para pessoas do sexo masculino em situação de rua com mais de 60 anos.
De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, as novas ILPIs devem atender idosos com até grau III de dependência. Cada uma terá capacidade para atender até 12 idosos, totalizando 24 vagas.
A responsável pela Coordenadoria Municipal do Idoso, Vera Lúcia de Freitas, afirmou que o objetivo é acabar com a lista de espera por vagas para idosos que precisam de acolhimento como medida de proteção. “Estas duas novas unidades irão contribuir significativamente para alcançarmos a meta”, disse ela.
A primeira ILPI será implantada em uma casa no bairro do Socorro. A fase atual é adaptação de recursos para acessibilidade, contratação e capacitação de recursos humanos e aquisição de mobília e demais equipamentos necessários. A gestão será realizada pela organização social Cáritas Diocesana de Mogi das Cruzes com subvenção financeira da Prefeitura.
A segunda ILPI será gerenciada pelo Lar Batista que, juntamente com a equipe da Assistência Social, está procurando opções adequadas de imóveis para atendimento aos idosos.
De acordo com a administração municipal, nestes locais serão recebidos idosos que não dispõem de condições de permanecer com a família por motivos diversos, como casos de violência e negligência, situações de rua ou abandono, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos.
Na outra modalidade, que será uma casa de acolhimento para pessoas do sexo masculino em situação de rua e com mais de 60 anos, o imóvel já está definido e a fase atual é de aprovação pela Vigilância Sanitária. A unidade terá 20 vagas exclusivas para homens idosos em situação de rua com grau I e II de dependência, ou seja, desde idosos independentes, ainda que precisem fazer uso de equipamentos de autoajuda, até idosos com dependência em até três atividades de autocuidado para a vida diária, mas sem comprometimento cognitivo.
Em todos os casos, o acesso às vagas será feito via Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e/ou Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: