O Nubank, banco 100% digital, colocou entre seus produtos uma nova linha de crédito, com o Tesouro Direto como garantia, que permite que o cliente consiga até R$ 150 mil emprestado e parcele o valor em até 48 vezes, ou seja, quatro anos.
O novo empréstimo, que tem como garantidor o Tesouro Direto, busca oferecer soluções eficientes, tanto para clientes quanto para investidores, diversificando os serviços da fintech.
O empréstimo com garantia é possível por meio de uma operação chamada alienação fiduciária, que pode ser feita por quem possui um imóvel, automóvel, dinheiro guardado, investido ou outro bem que se encaixe como garantia na hora de pegar um valor emprestado em uma instituição.
A alienação vai “dar posse” temporariamente à instituição que empresta dinheiro do bem que será usado como garantia. Quando o valor emprestado for quitado, a pessoa volta a ter a posse total do bem.
Através da linha de crédito o cliente terá uma taxa de juros de 1,45% ao mês e poderá parcelar o empréstimo em até 48 vezes, sem a necessidade de de resgatar o investimento no Tesouro Direto. Durante o período de pagamento das parcelas, o investimento em Tesouro Direto continua rendendo.
Em caso de atraso no pagamento das parcelas, o Nubank poderá abater da garantia do Tesouro Direto, assegurando tanto o banco quanto o investidor. Neste caso, ela será executada 20 dias depois da data do vencimento da parcela não paga, e o valor do investimento será usado para cobrir o maior número de parcelas possíveis, com juros e encargos previstos.
O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional criado em 2002 para que títulos públicos federais pudessem ser vendidos para pessoas físicas, de um jeito fácil e pela internet. O programa oferece investimentos em títulos públicos a partir de pouco mais de R$ 30.
Na prática, quando você compra um título público, está emprestando dinheiro para o Tesouro Nacional. Em troca, recebe o dinheiro de volta acrescido de juros no prazo de vencimento ou, no caso do Tesouro RendA+, a partir da data escolhida.
Fazem parte do Tesouro Direto as aplicações feitas no Tesouro Selic, Tesouro IPCA+, Tesouro IPCA+ com juros semestrais, Tesouro Prefixado, Tesouro Prefixado com juros semestrais, e o Tesouro RendA+.
Como solicitar o empréstimo
- Na tela inicial, acesse a opção de empréstimo;
- Selecione o objetivo do seu empréstimo;
- Selecione “Empréstimo com investimento como garantia”;
- Para saber mais sobre a garantia, confira no link “Como funciona a garantia”;
- Continue para simular quantas vezes quiser;
- Veja o resumo do seu empréstimo com os valores detalhados;
- Continue para revisar e contratar seu empréstimo;
- Digite sua senha de 4 dígitos e pronto