Categorias
MOGI DAS CRUZES

Novembro Azul: Estação Estudantes, em Mogi, recebe ação gratuita de saúde nesta quarta

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Nesta quarta-feira (22), quem passar pela Estação Estudantes da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em Mogi das Cruzes, terá a oportunidade de participar da ação de saúde em referência à campanha Novembro Azul, em alerta contra o câncer de próstata. A iniciativa acontece das 9h às 12h, 13h às 16h e 19h às 22h.


A ação estará presente, simultaneamente, em mais seis estações da CPTM: Mauá (Linha 10-Turquesa), Guaianases e Dom Bosco (Linha 11-Coral), São Miguel Paulista (Linha 12-Safira), Luz (linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral) e Guarulhos-Cecap (Linha 13-Jade).

Leia também:  Estação Aracaré da CPTM, em Itaquaquecetuba, tem distribuição de livros nesta quarta

Durante a atividade, realizada em parceria com o instituto Proz Educação, alunos do curso de saúde da entidade farão aferições de pressão arterial (sem limite de atendimentos) e medição de glicemia capilar em pessoas com histórico de diabetes na família ou pessoas diabéticas (limitados a 100 por estação).


Os passageiros também vão receber orientações sobre acompanhamento médico constante para identificar sinais da doença ainda em estágios iniciais.


Inspirado no movimento criado nos países de língua inglesa, conhecido como “Movember”, que vem de Moustache November (Novembro de Bigode), e em analogia ao Outubro Rosa – campanha internacional de combate ao câncer de mama -, há pouco mais de uma década foi criado, no Brasil, o Novembro Azul, idealizado para conscientizar a população em relação ao câncer de próstata, o tumor maligno que mais acomete os homens (excetuando os cânceres de pele não-melanoma) e o segundo que mais mata.

Leia também:  Achados e Perdidos da CPTM recebeu quase 9,2 mil itens de estações do Alto Tietê em 2024

No Brasil, segundo dados do INCA, foram diagnosticados mais de 65.000 casos em um ano e estima-se que a doença tenha provocado quase 16.000 óbitos, no período de 12 meses. Segundo dados, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo sem sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem fator de risco, devem ir ao urologista e fazer os exames preventivos.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga-nos no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Leia também:  Achados e Perdidos da CPTM recebeu quase 9,2 mil itens de estações do Alto Tietê em 2024
Compartilhe essa notícia: