Categorias
BRASIL

Nova vacina contra a dengue é aprovada pela Anvisa


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o registro de uma nova vacina contra a dengue indicado para população entre 4 e 60 anos. O novo imunizante tem o nome de Qdenga e é produzido pela empresa Takeda Pharma.


A nova vacina é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença, o que garante uma ampla proteção contra ela. Uma outra vacina contra a dengue já aprovada no país, a Dengvaxia, só pode ser aplicada por quem já teve a doença.


A segurança da nova vacina foi aprovada no mês passado pela Comissão Técnica Nacional em Biossegurança (CTNBio). A vacina Qdenga também foi avaliada pela agência sanitária europeia (EMA), de quem também recebeu aprovação.


A concessão do registro pela Anvisa permite a comercialização do produto no país, desde que mantidas as condições aprovadas. A vacina, no entanto, seguirá sujeita ao monitoramento de eventos adversos por meio de ações de farmacovigilância sob a responsabilidade da própria empresa.

Sobre a QDENGA


QDENGA ® (TAK-003) é uma vacina contra a dengue que se baseia no sorotipo 2 do vírus vivo atenuado da dengue, que fornece o “esqueleto” genético para os quatro sorotipos do vírus da dengue, e que foi concebida para proteger contra qualquer um destes sorotipos. 7

No Brasil, QDENGA ® é indicada para a prevenção da dengue causada por qualquer sorotipo do vírus em indivíduos de 4 a 60 anos de idade e deve ser administrada por via subcutânea na dosagem de 0,5 ml em um regime de duas doses (0 e 3 meses), conforme aprovado. 1 A utilização de QDENGA ® deve estar em conformidade com as recomendações oficiais.

Sobre a dengue

A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos que se espalha rapidamente pelo mundo e foi uma das 10 maiores ameaças à saúde mundial da OMS em 2019. A dengue é principalmente propagada pelos mosquitos Aedes aegypti e, em menor grau, pelo mosquito Aedes albopictus. É causada por qualquer um dos quatro sorotipos do vírus da dengue, cada um dos quais pode causar dengue clássica ou dengue hemorrágica. A prevalência de sorotipos individuais varia entre diferentes geografias, países, regiões, estações e ao longo do tempo. A recuperação da infeção por um sorotipo proporciona imunidade vitalícia apenas contra esse sorotipo. A exposição posterior a qualquer dos sorotipos restantes pode estar associada a um risco aumentado de doença grave.

A dengue é propensa à pandemia, e são observados surtos em áreas tropicais e subtropicais, tendo causado recentemente surtos em partes dos Estados Unidos continental e da Europa. Aproximadamente metade da população mundial vive atualmente sob a ameaça da dengue, que se estima causar 390 milhões de infeções e cerca de 20.000 mortes todos os anos no mundo. O vírus da dengue pode infectar pessoas de todas as idades e é uma das principais causas de doenças graves entre as crianças em alguns países da América Latina e da Ásia.

*com informações da Agência Brasil

Compartilhe essa notícia:
Sair da versão mobile