A Prefeitura de Mogi das Cruzes anunciou que implantará uma nova ciclofaixa ligando a região do Socorro ao distrito de Cezar de Souza, passando pelas avenidas Vereador Narciso Yague Guimarães e João XXIII.
O projeto final foi apresentado durante reunião ocorrida na noite desta terça-feira (29), da qual participaram o prefeito Caio Cunha, a vice-prefeita Priscila Yamagami, as secretárias municipais de Transportes, Cristiane Ayres, e de Serviços Urbanos, Camila Souza, e o secretário municipal de Governo, Francisco Cochi Camargo, e os vereadores Mauro de Assis Margarido, Edson Alexandre Pereira e Iduigues Ferreira Martins, além de representantes dos ciclistas do município.
A nova ciclofaixa se iniciará nas proximidades da praça Paulo Vaz Romero, no Socorro. Ela percorrerá a avenida Vereador Narciso Yague Guimarães pela pista sentido bairro-centro. Após o encontro com a avenida Santa Rita, a ciclovia seguirá pelas duas pistas da avenida João XXIII, até o cruzamento com a avenida Júlio Perotti.
De acordo com a Prefeitura, a partir dali, a circulação dos ciclistas será feita pela pista sentido centro-bairro. Para isso, a sinalização de trânsito implantada no trecho recentemente recapeado da avenida João XXIII já foi adaptada para receber a ciclofaixa, que ficará próxima ao canteiro central.
Após a ponte sobre o rio Tietê, os ciclistas transitarão por uma ciclovia compartilhada na calçada da pista sentido bairro-centro da avenida. Segundo a administração municipal, a medida foi definida devido às características da calçada e a largura da via naquele ponto, que é menor que os outros trechos. A nova ciclofaixa terminará no encontro da avenida João XXIII com as avenidas Dante Jordão Stoppa e Presidente Castello Branco.
“Esta região recebe uma circulação grande de ciclistas, tanto de pessoas que utilizam a bicicleta para ir e voltar do trabalho quanto para os que a usam para esporte ou lazer, principalmente aos finais de semana. Com a nova ciclovia, eles terão melhores condições de circulação, além de mais segurança”, afirmou o prefeito de Mogi das Cruzes.
Caio Cunha ressaltou que a participação dos representantes dos ciclistas é importante. “A discussão de propostas e a abertura de espaço para as ideias da população é fundamental para construir soluções que atendam os interesses dos mogianos e sejam adequadas às demandas”, completou.
A previsão é que todos os serviços sejam finalizados até o mês de outubro, quando a nova rota de ciclofaixa deverá estar concluída. A nova ciclofaixa também se interliga com outras estruturas para ciclistas, como as ciclofaixas da avenida Engenheiro Miguel Gemma e Júlio Perotti.