Categorias
CULTURA

Museu das Favelas chega a Ferraz de Vasconcelos com a exposição itinerante Favela é Giro

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

O Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, chega à Ferraz de Vasconcelos na próxima quarta-feira (12), com a exposição itinerante Favela é Giro.


Com entrada gratuita, a mostra ficará disponível para visitação até o dia 10 de abril, de terça a sábado, das 9h às 16h, no Centro Cultural Castelo Zenker, que após reforma reabre as portas junto com a montagem.


De acordo com a organização, Favela é Giro busca desmistificar os estereótipos associados às favelas, apresentando-as como espaços de criatividade, resistência e inovação, por meio de obras que transitam entre a fotografia, a xilogravura e o audiovisual.

Leia também:  Ferraz de Vasconcelos terá programação especial no Dia Internacional da Mulher

Sob curadoria de Bruna Gregório, foram selecionadas, ao todo, 20 obras que celebram as favelas brasileiras, explorando suas complexidades, belezas e desafios.


“Queremos mostrar ao público a diversidade cultural das favelas brasileiras, reconhecendo a potência cultural e a riqueza de narrativas desses territórios. Essa exposição é um convite para refletir sobre as imagens que construímos e reafirmar a favela como um espaço de criação, identidade e transformação social”, disse Natália Cunha, diretora do Museu das Favelas.

A exposição conta com a participação de diversos artistas de diferentes regiões do Brasil. De Goiânia, estão presentes as obras do Batalhão das Gravadeiras, João Ferré, Lucas Borobo, Mayara Varalho e Marcelo Ramalho. Do Espírito Santo, participam Iaiá Rocha, Viviane Nascimento, Ara Poty Mirī Txapya (Dayanne Guarany), De Santanna (Dimas) e Meuri Ribeiro. Representando a região de São Sebastião, estão Brenalta MC, Eumarlei, Swell Nobrega, Juvenal Pereira e Jorge Mesquita. De Ferraz, participam Fabrício, Micke Tranbiks, Anubis, além da dupla Silas Nascimento e Lucas Bezerra.

Leia também:  Emprega Ferraz terá edição especial com 160 vagas para mulheres na próxima quarta

“Receber a exposição Favela é Giro no Centro Cultural Castelo Zenker é uma grande satisfação. Estamos contentes em reafirmar a potência cultural das favelas e proporcionar ao público a oportunidade de reconhecer a diversidade, a criatividade e a identidade desses territórios”, finaliza Ana Rosa Augusto, Secretária de Cultura e Turismo de Ferraz de Vasconcelos.

Serviço

  • Data: De 12 de março a 10 de abril
  • Local: Centro Cultural Castelo Zenker
  • Endereço: Rua do Castelo, 25, Jardim do Castelo – Ferraz de Vasconcelos
Leia também:  Mogi das Cruzes divulga agenda cultural para o Mês das Mulheres
Compartilhe essa notícia: